Ucrânia atinge dois navios-tanque russos com drones no Mar Negro

Compartilhar:

Kiev, 29 Nov (Reuters) – Drones navais ucranianos atingiram dois petroleiros sancionados no Mar Negro quando eles se dirigiam a um porto russo para carregar petróleo destinado a mercados estrangeiros, disse uma autoridade neste sábado, enquanto Kiev tenta pressionar a vasta indústria petrolífera da Rússia.

Os dois petroleiros identificados como Kairos e Virat estavam vazios e navegavam para Novorossiysk, um importante terminal petrolífero russo do Mar Negro, disse o funcionário do Serviço de Segurança da Ucrânia à Reuters.

Os drones navais puderam ser vistos acelerando em direção aos gigantescos navios-tanque, seguidos de fortes explosões que causaram incêndios nas embarcações, segundo imagens de vídeo compartilhadas pelo funcionário.

Continua depois da publicidade

A Reuters não conseguiu verificar de forma independente a identidade dos navios-tanque nos vídeos ou o local e a data da filmagem.

‘O vídeo mostra que, após serem atingidos, os dois navios-tanque sofreram danos críticos e foram efetivamente retirados de serviço. Isso causará um golpe significativo no transporte de petróleo russo’, disse o funcionário em uma declaração por escrito.

A Ucrânia vem atacando as refinarias de petróleo russas há meses, usando drones aéreos de longo alcance para atacar bem atrás das linhas de frente da guerra em grande escala de Moscou contra a Ucrânia. Os ataques aos navios-tanque representam um tipo diferente de ataque.

A Ucrânia tem pedido repetidamente ao Ocidente que tome medidas reais contra a chamada ‘frota sombra’ da Rússia, que, segundo Kiev, está ajudando Moscou a exportar grandes quantidades de petróleo e a financiar sua guerra na Ucrânia, apesar das sanções ocidentais.

A frota de centenas de embarcações, muitas vezes envelhecidas e não regulamentadas, ganhou destaque após a invasão da Ucrânia pela Rússia, contornando as sanções ocidentais destinadas a reduzir a receita de petróleo da Rússia.

(Reportagem de Tom Balmforth, Max Hunder e Tuvan Gumrukcu)



Fonte Infomoney

Artigos relacionados