Confiança do consumidor do Brasil volta a cair em agosto com piora das expectativas

Compartilhar:

SÃO PAULO (Reuters) – A confiança dos consumidores brasileiros voltou a recuar em agosto diante da deterioração das expectativas, indicando cautela e preocupação com o futuro, mostraram dados da Fundação Getulio Vargas divulgados nesta segunda-feira.

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da FGV teve no mês recuo de 0,5 ponto, indo a 86,2 pontos.

“A confiança do consumidor tem oscilado dentro de uma estreita faixa nos últimos três meses, sem sinalizar uma tendência clara de melhora ou piora da confiança, mas uma manutenção do indicador em níveis desfavoráveis”, disse em nota Anna Carolina Gouveia, economista do FGV IBRE.

Continua depois da publicidade

O resultado de agosto foi influenciado principalmente pelo recuo de 1,3 ponto no Índice de Expectativas (IE), que foi a 88,1 pontos.

Entre os quesitos que compõem o IE, o indicador de situação econômica local futura recuou pelo terceiro mês consecutivo, em 2,8 pontos, para 97,7 pontos. A situação financeira futura da família caiu 2,6 pontos, para 79,8, menor nível desde setembro de 2021.

“Esses resultados sugerem um quadro de cautela e preocupação com o futuro, tendo em vista, principalmente, os altos níveis de endividamento e inadimplência das famílias”, completou Gouveia.

Continua depois da publicidade

Já o Índice de Situação Atual (ISA) teve alta de 1,1 ponto, a segunda alta consecutiva, atingindo 84,5 pontos, com o indicador de situação financeira atual da família subindo 2,6 pontos, para 75,4 pontos.



Fonte Infomoney

Artigos relacionados

Mentoria K.L.A. reúne profissionais de todo o país para discutir posicionamento estratégico e autoridade no mercado de palestras e educação executiva

Uma mentoria realizada hoje dia 07/02/2026 reuniu profissionais de diferentes regiões do Brasil para um encontro presencial voltado...

Disciplina, método e escala redefinem a sustentabilidade de carreiras autorais na economia criativa

07/02/2026 A economia criativa tem mostrado que talento, por si só, não garante longevidade profissional. Em mercados autorais cada...

Tecnologia e inteligência artificial se consolidam como alavancas de eficiência operacional nos negócios

07/02/2026 A incorporação de tecnologia e inteligência artificial à gestão empresarial deixou de ser tendência para se tornar fator...