Sebrae-SP estabelece parceria para capacitar empreendedores no uso de recursos financeiros

Compartilhar:

A expansão do acesso ao sistema financeiro para micro e pequenos negócios ganhou novo impulso na segunda-feira, 27, com a formalização de um acordo entre o Sebrae-SP e a organização Crédito Solidário – Microfinanças. O convênio estabelece um modelo de atuação conjunta voltado à preparação de empreendedores antes da contratação de empréstimos e ao acompanhamento posterior das operações.

A assinatura ocorreu durante o Seminário “Fampe Microcrédito e Parcerias para o Fortalecimento das Microfinanças”, evento que reuniu representantes do Sebrae Nacional, da unidade paulista e da Associação Brasileira de Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças (Abcred). O encontro teve como propósito debater a trajetória do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe) e traçar estratégias colaborativas para o próximo ano.

O acordo estabelece que o Sebrae-SP oferecerá capacitação aos empresários formalizados, abrangendo Microempreendedores Individuais (MEIs) e micro e pequenas empresas. A iniciativa concentra esforços em cinco municípios da região metropolitana: Santo André, São Bernardo do Campo, Mauá e Diadema, além de quatro distritos periféricos da capital paulista — Guaianazes, Jardim Ângela, São Mateus e São Miguel.

A entidade também ficará responsável por orientar os interessados sobre as linhas disponibilizadas pela microfinanceira parceira, além de organizar eventos em conjunto, envolvendo as principais instituições do mercado financeiro. A proposta busca criar uma ponte entre o conhecimento técnico sobre gestão empresarial e as oportunidades concretas de financiamento.

“O acesso ao recurso financeiro viabiliza transformações nos negócios. Para isso, o acompanhamento pós-operação se faz fundamental, para apoiar o uso consciente e direcionado do dinheiro recebido”, afirma Manuel Henrique Farias Ramos, presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae-SP, em mensagem gravada.

O Diretor-Superintendente da instituição, Nelson Hervey Costa, ressaltou a importância histórica do tema para o sistema Sebrae. “Os empreendedores precisam de acesso aos serviços financeiros, precisam de microcrédito. O Fampe é uma grande conquista para fazer com que aquele empresário, que está no seu limite, acesse o recurso, muitas vezes mais barato do que no sistema convencional ou com um relacionamento mais rápido”, declara.

Costa destacou ainda o diferencial da parceria. “O trabalho com o Crédito Solidário é a construção de uma aliança para levar orientação pré-empréstimo, serviços financeiros, capacitação em gestão e fazer com que os empreendedores sejam conectados a essa grande rede”, complementa.

O Fampe funciona como mecanismo de garantia complementar às exigências das instituições financeiras. O fundo atende negócios formalizados, incluindo MEIs, microempresas, empresas de pequeno porte e agroindústrias. Ao oferecer aval, o instrumento permite que empreendedores com dificuldades em apresentar garantias tradicionais consigam aprovação nas operações.

Isabel Antunes Baggio, presidente da Abcred, enfatizou o momento vivido pelo programa. “Agora é hora de colocar esse dinheiro ‘na rua’ e apoiar os negócios dos nossos clientes. O esforço do pequeno empreendedor é demasiado e temos o importante papel de diminuir essa dificuldade”, afirma.

A executiva apresentou dados expressivos sobre a atuação recente. “No ano passado, emprestamos R$ 1,2 bilhão em 160 mil operações concedidas, o que faz a diferença na vida de muita gente. Queremos aumentar nossa capilaridade e isso vai muito na união com o Sebrae nos Estados”, acrescenta.

A Abcred atua como articuladora entre as instituições financeiras e o Sebrae, trabalhando para tornar o fundo de garantia mais acessível aos pequenos negócios, especialmente aqueles com obstáculos no sistema bancário tradicional. A associação busca aperfeiçoar a utilização do Fampe, contando com a colaboração de suas instituições associadas para que o financiamento chegue diretamente aos beneficiários, com ênfase nos MEIs formalizados.

O Crédito Solidário – Microfinanças é uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) sem fins lucrativos. A entidade dedica-se a fomentar o crescimento econômico, a geração de empregos, renda e inclusão social. Anteriormente denominada Banco do Povo de Santo André – Crédito Solidário, a organização ampliou seu escopo de atuação ao longo dos anos.

Participaram da cerimônia Marco Vinholi, Diretor Técnico do Sebrae-SP, e Reinaldo Pedro Correa, Diretor de Administração e Finanças da entidade.




Fonte Startupi

Artigos relacionados

Elon Musk quer mesmo construir data centers de IA no espaço

Elon Musk segue firme com os planos de instalar data centers de IA na órbita da Terra. Em...

Expo Empreendedor confirma Geraldo Rufino como palestrante e projeta edição histórica em 2026

A Expo Empreendedor 2026 acontece nos dias 24 e 25 de julho e deve reunir 60 mil participantes, com mega palco, mais de 100 palestras, 750 marcas expositoras e expectativa de R$ 300 milhões em negócios gerados