Entre quedas e aplausos, China exibe poder em IA nas ‘Olimpíadas de Robôs’

Compartilhar:


A China deu início, nesta sexta-feira (15), aos Jogos Mundiais de Robôs Humanoides, em Pequim, como parte de uma estratégia para exibir seus avanços em inteligência artificial e robótica. Com duração de três dias, o evento reúne 280 equipes de 16 países, incluindo Estados Unidos, Alemanha e Brasil.

Ao mesmo tempo em que diverte o público com robôs jogando futebol e tênis de mesa, a iniciativa tem uma ambição maior: treinar habilidades de coordenação e autonomia para futuras aplicações industriais e sociais, diante do envelhecimento da população chinesa e da corrida global por tecnologias de ponta, especialmente contra os EUA.

As competições incluem desafios esportivos, como corrida de 1.500 metros, e testes funcionais, como manuseio de medicamentos, tarefas de limpeza e simulação de trabalho em fábrica.

Oportunidade única

Cartão Legacy: muito além de um serviço

Durante os jogos, quedas e falhas foram frequentes, especialmente nas partidas de futebol, em que os humanoides colidiam, tombavam e exigiam assistência humana. Ainda assim, muitos conseguiram se levantar sozinhos, recebendo aplausos do público, que pagou de 128 a 580 yuans (cerca de R$ 97 a R$ 440) por ingresso.

Mais que espetáculo

Os organizadores defendem que o evento serve como plataforma de experimentação e coleta de dados para aplicações reais. A movimentação dos robôs em campo, por exemplo, simula coordenação entre unidades autônomas em linhas de montagem industriais.

Das 280 equipes, 192 representam universidades e 88 vêm do setor privado, incluindo empresas chinesas como Unitree, Fourier Intelligence e Booster Robotics, fornecedoras dos modelos utilizados por quase todos os participantes.

Continua depois da publicidade

Bilhões em jogo

Os jogos fazem parte de uma série de eventos organizados pela China para acelerar o desenvolvimento de robôs humanoides, com forte incentivo do governo. Pequim já realizou, só neste ano, a que chamou de primeira maratona de robôs humanoides do mundo, uma conferência nacional de robótica e inaugurou lojas especializadas em robôs no varejo.

Segundo relatório do Morgan Stanley, o público nas conferências de robótica na China cresceu de forma expressiva nos últimos meses, sinalizando que o interesse por inteligência incorporada vai além dos altos escalões do governo e começa a mobilizar a sociedade.

O investimento maciço acontece no momento em que a China busca soluções automatizadas para lidar com a escassez de mão de obra causada pelo envelhecimento da população e deseja ocupar protagonismo global na corrida por tecnologias disruptivas, especialmente em um cenário de competição crescente com os Estados Unidos.



Fonte infomoney

Artigos relacionados

Imersão SevenX 2025: O maior evento de empresários de Santa Catarinaacontece em agosto, em Joinville

Joinville, SC – Nos dias 27 e 28 de agosto de 2025, Joinville será o palco da Imersão SevenX, a maior e mais completa imersão prática de negócios, marketing, vendas e performance de Santa Catarina. O evento foi desenhado para receber mais de 1.000 empresários, executivos e empreendedores de todo o Brasil para dois dias de conteúdo intenso, networking estratégico e experiências exclusivas.