O presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, se encontraram nesta sexta-feira, no estado do Alasca. As conversas ocorreram na Base Conjunta Elmendorf-Richardson, em Anchorage (EUA).
Após o rápido encontro, os dois presidentes concederam entrevista do início das negociações. Há interesse sincero dos dois países em encontrar a paz, mas há necessidade de se analisar o histórico que levou ao conflito, afirmou Putin. O líder russo acredita que o encontro leve a um caminho para paz na Ucrânia. “Espero que Kiev e os países europeus caminhem nesse sentido.”
Putin destacou as possibilidades de cooperação entre Rússia e Estados Unidos, agradeceu a Trump e disse que o estadunidense “sinceramente” se preocupa com os interesses do seu país, assim como a Rússia. “Posso dizer que tivemos um encontro muito produtivo, ainda que não tenhamos alcançado tudo; ainda não há um acordo alcançado, quando houver vou ligar para a Otan e para o presidente Zelenski.
Trump falou em seguida, destacando a boa relação que tem com Putin. Destacou os caminhos que os dois países podem percorrer em comércio. “Nós tivemos uma conversa muito produtiva”, destacou o presidente estadunidense. “Há boas chances de chegar a um acordo.”

“Gostaria de agradecer ao sr. presidente e espero revê-lo muito brevemente, quem sabe em Moscou”, finalizou Trump.
Os dois líderes chegaram separadamente de avião à base militar, apertaram as mãos e trocaram cumprimentos. Trump e Putin caminharam em direção a um palco azul, no qual as palavras “Alasca 2025” estavam escritas em letras grandes, e posaram para fotos sem responder a perguntas. Em seguida, compartilharam a mesma limusine e viajaram juntos para o local da reunião.
Esperava-se que os dois presidentes tivessem uma reunião individual, seguida por uma sessão mais ampla com suas delegações, de acordo com a Casa Branca. No entanto, o início das negociações revelou que o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e o enviado especial de Trump, Steve Witkoff, não estavam presentes. O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e o assessor presidencial russo, Yuri Ushakov, participaram da cúpula para discussões tripartites. Este foi o primeiro encontro presencial entre os presidentes dos dois países desde 2021.

Fonte Monitor Mercantil