A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil divulgou um alerta em sua conta oficial no X direcionado a mulheres grávidas, informando que não é permitido viajar aos EUA com o objetivo principal de dar à luz para garantir a cidadania americana aos filhos.
A publicação destaca que oficiais consulares negarão o visto caso haja indícios dessa intenção, reforçando a política de combate ao chamado “turismo de nascimento”.
O alerta da Embaixada reforça que o turismo de nascimento não é uma prática aceita pelas autoridades americanas e que a concessão de vistos será rigorosamente analisada para evitar fraudes.
Oportunidade única
Cartão Legacy: muito além de um serviço

Essa medida se soma a ações recentes do governo americano, especialmente durante a gestão de Donald Trump, que buscou restringir a cidadania por nascimento — direito garantido pela 14ª Emenda da Constituição dos EUA desde o pós-Guerra Civil.
Em junho de 2025, a Suprema Corte dos EUA abriu caminho para uma possível lei que proibiria a cidadania automática para filhos de turistas nascidos no país, uma prática comum em cerca de 30 países que adotam o princípio do jus soli.
Celebridades brasileiras já aproveitaram essa regra para ter filhos nos Estados Unidos, garantindo dupla cidadania.
Continua depois da publicidade
Nomes como Claudia Leitte, Ludmilla, Simone Mendes, Karina Bacchi, Thammy Miranda e Luciana Gimenez escolheram os EUA para o nascimento de seus filhos, seja por motivos profissionais, pessoais ou para ampliar oportunidades futuras das crianças.
Fonte infomoney