Rio de Janeiro garante Web Summit até 2030

Data:

Compartilhar:

O Web Summit, um dos principais eventos de tecnologia do mundo, anunciou um novo acordo de cinco anos com a cidade do Rio de Janeiro. Com a renovação, a conferência permanecerá na capital fluminense até 2030, reforçando o objetivo da cidade de se consolidar como o principal polo tecnológico da América Latina.

O Web Summit Rio vem sendo realizado anualmente desde 2023, fruto de um acordo inicial de três anos assinado em 2022. De acordo com a organização, o evento cresceu de 21 mil participantes em sua primeira edição para mais de 34 mil esperados em 2025. A renovação foi firmada pela Prefeitura do Rio de Janeiro em parceria com a Invest.Rio, agência municipal de promoção de investimentos.

Segundo o prefeito Eduardo Paes, o novo acordo representa a continuidade dos esforços da cidade em fomentar inovação e tecnologia. “Este novo acordo é mais uma prova de que estamos no caminho certo para nos tornarmos a capital da inovação da América Latina. O evento nos conecta a empresas globais, talentos e investidores para discutir o futuro do setor. Além de grandes projetos relacionados a essa área, temos vocação para sediar os maiores eventos do mundo, e estamos orgulhosos de garantir o Web Summit no Rio até 2030”, afirma.

Paddy Cosgrave, CEO do Web Summit, destacou a importância da parceria para o fortalecimento do ecossistema tecnológico da cidade. “Estamos absolutamente satisfeitos em renovar nossa parceria com o Rio de Janeiro por mais cinco anos após o sucesso extraordinário de nossos primeiros três anos. Desde as primeiras conversas, o Rio demonstrou ter a visão de longo prazo necessária para fortalecer seu ecossistema de tecnologia, apoiando seu objetivo de se tornar o principal hub da região”, declara.

Cosgrave também destacou o papel do evento na promoção de parcerias comerciais em um cenário global de instabilidade. “Em meio à crescente incerteza política global e à reconfiguração das relações comerciais, o Rio está determinado a ampliar suas parcerias internacionais. O Web Summit tem um histórico inigualável nesse sentido — não apenas ao trazer as maiores empresas e investidores do mundo, mas também ao facilitar conexões que resultam diretamente em acordos comerciais, investimentos e a internacionalização de startups”, completou.

Sidney Levy, presidente da Invest.Rio, afirmou que a renovação do evento é um passo estratégico para o futuro da cidade. “Garantir o Web Summit no Rio até 2030 é um marco estratégico para a cidade e uma demonstração clara do nosso compromisso de longo prazo com a inovação, tecnologia e parcerias globais. Este acordo reforça a posição do Rio como o principal polo tecnológico da América Latina e abre novas portas para conectar talentos locais a investidores e empresas internacionais”.

Outros parceiros responsáveis pelo Web Summit Rio

Além da Prefeitura do Rio, o Senac RJ é um dos parceiros responsáveis pela realização do evento. Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente do Sistema Fecomércio RJ (Senac RJ), enfatizou o papel do Web Summit na educação e inclusão. “Além de acreditar no potencial da nossa cidade para se tornar a capital da tecnologia da América Latina, o propósito do Senac RJ em apoiar o Web Summit Rio é proporcionar acesso aos principais temas discutidos no evento para estudantes da rede pública, alunos e educadores do Senac RJ. A combinação de educação, inovação e tecnologia pode preparar nossos jovens para um futuro mais promissor, transformando realidades e contribuindo para uma sociedade mais justa e inclusiva”.

A expectativa para a edição de 2025 é que o evento gere um impacto econômico de mais de R$ 170 milhões para o Rio de Janeiro. De acordo com o estudo “Potenciais Impactos Econômicos do Web Summit Rio (2023–2030)”, realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Invest.Rio e Riotur, o impacto econômico acumulado das oito edições previstas entre 2023 e 2030 pode alcançar R$ 1,8 bilhão (cerca de 340 milhões de dólares).

Desde sua chegada a Lisboa, em 2016, o Web Summit tem sido apontado como um catalisador de crescimento para os ecossistemas de inovação locais. Em Portugal, o número de startups saltou de mil para 4.700 entre 2016 e 2024. Eventos recentes lançados pela organização em cidades como Doha e Vancouver também vêm registrando crescimento expressivo dos respectivos mercados de tecnologia.

O Web Summit é considerado um dos principais encontros globais para empreendedores, investidores e líderes do setor, reunindo cerca de um milhão de participantes em seus eventos ao redor do mundo desde sua fundação, em 2009.




Fonte Startupi

Artigos relacionados

Celulares LG já têm data para não serem mais atualizados

ad_1] O fim completo dos smartphones LG está cada vez mais próximo. Anos após anunciar que não fabricaria mais...

Vendas da Universal Music, gravadora de Taylor Swift e Sabrina Carpenter, superam previsões | Empresas

A Universal Music Group NV, gravadora de artistas como Taylor Swift e Sabrina Carpenter, relatou vendas...