Brasil quer produzir e importar mais gás da Bolívia

Compartilhar:

Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil S.A. (foto: Agência Petrobras/Divulgação)

O interesse do Brasil em incrementar a produção de gás na Bolívia e aumentar o volume de importação do insumo para o Brasil, foi informado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao receber segunda-feira o novo presidente boliviano, Rodrigo Paz, em visita oficial no Palácio do Planalto.

Ao destacar a cooperação energética como um pilar estruturante da parceria entre os dois países, Lula disse a jornalistas que “em um contexto internacional marcado por conflitos que ameaçam a provisão segura de combustíveis, a Bolívia permanece como uma fonte segura e mantém a condição de maior fornecedor de gás natural para o Brasil”. Acrescentou que conversou com Paz sobre a possibilidade de ampliar investimentos nessa área e incrementar o volume exportado para o mercado brasileiro.

Para Lula, há décadas a Petrobras ajuda a construir na Bolívia “uma das mais importantes experiências de integração energética da América Latina”. Ainda assim, a estatal, que já foi responsável por 60% da produção de gás natural boliviano, opera hoje 25% do total produzido no país.

“O Gasoduto Brasil–Bolívia serviu muito ao crescimento da indústria brasileira e do setor de hidrocarbonetos boliviano. Hoje, ele pode ser aproveitado para uma integração mais ampla dos mercados de gás do Cone Sul. Também poderá contribuir para abastecer a fábrica de fertilizantes que o governo boliviano considera instalar em Puerto Quijaro”, disse Lula.

Espaço Publicitáriocnsegcnseg

Sistemas elétricos

Durante a visita desta segunda-feira, Brasil e Bolívia firmaram acordo para a interconexão também dos sistemas elétricos. A previsão é a construção de uma linha de transmissão entre a província de Germán Busch, no departamento boliviano de Santa Cruz, e o município de Corumbá, no estado brasileiro de Mato Grosso do Sul. “Vamos otimizar o uso dos recursos existentes nos dois países e levar eletricidade a regiões ainda dependentes de diesel.” ressaltou Lula. 

O presidente brasileiro disse ainda que o Brasil está disposto a cooperar com a Bolívia também com apoio à produção de biocombustíveis e outros recursos renováveis. “Isso significa mais segurança energética e diversificação de fontes de fornecimento, além de possibilitar a descarbonização de nossas economias”.

O presidente Rodrigo Paz também destacou as possibilidades de parcerias em mineração, já que a Bolívia tem grandes concentrações e diversidade de minerais. “A capacidade de desenvolvimento da Bolívia é extraordinária e disso depende também a boa fé e as relações geradas com nações irmãs, como é o Brasil”, disse.

Durante a declaração à imprensa, o presidente Lula ainda lembrou que o Brasil é o segundo maior parceiro comercial da Bolívia, mas que o intercâmbio entre os dois países vem caindo nos últimos anos. Em 2013, a balança comercial chegou a US$ 5,5 bilhões, enquanto em 2025, esse valor foi de apenas US$ 2,6 bilhões.

Para o presidente brasileiro, há disposição de empresários para investir e impulsionar parcerias.

“Há muitas oportunidades no setor de alimentos, lácteos, material genético, sementes, frutas, algodão, cana de açúcar e soja, além de aprofundar a cooperação em biotecnologia, com o apoio da Embrapa”, afirmou Lula.

Siga o canal “Monitor Mercantil” no WhatsApp:cnsegcnseg



Fonte Monitor Mercantil

Artigos relacionados

Bebê engatinhando sozinha na madrugada é salva por motoqueiro no ES

Uma bebê de um ano de idade foi encontrada por um motoqueiro engatinhando sozinha em uma avenida de...

Gestora Bain se une à Advent em nova proposta para comprar a Amil

A Amil pode mudar de dono, de novo. Dois dos maiores fundos de participação do mundo, as americanas...

ONU Mulheres aponta riscos da Inteligência Artificial para igualdade de gênero

Embora esteja reescrevendo a dinâmica global, a Inteligência Artificial, IA, perpetua desigualdades e silencia os direitos de meninas...