O Checkpoint de hoje traz grandes novidades para quem possui um Switch 2. A Nintendo realizou, nesta quinta-feira (05), um novo Direct e apresentou uma leva de anúncios voltados para o seu novo console — incluindo jogos inéditos, datas de lançamento e versões aprimoradas de títulos já conhecidos.
A apresentação destacou tanto produções de estúdios parceiros quanto de grandes franquias, com lançamentos previstos para 2026 — e os fãs podem esperar por grandes projetos vindo por aí, hein?
smart_display
Nossos vídeos em destaque
Quer saber o que mais aconteceu no mundo dos games nesta quinta (05)? Então prepara o cafezinho da tarde e acompanhe o Voxel por mais um Checkpoint!
Veja os principais anúncios do Nintendo Direct
Entre os destaques do Direct de hoje estão Final Fantasy VII Rebirth, que chega ao Switch 2 em 3 de junho com melhorias confirmadas na jogabilidade, e Hollow Knight Switch 2 Edition, lançado ainda hoje, trazendo taxa de quadros aprimorada, visuais melhorados e atualização gratuita para quem já possui o pacote de upgrade.
Além disso, a gigante japonesa também exibiu uma nova prévia de Pragmata, que será lançado em 24 de abril e contará com demo disponível ainda hoje no Switch 2.
)
O evento ainda confirmou diversos outros títulos para o console. Tokyo Scramble, da Binary Haze Interactive, será lançado em 11 de fevereiro como exclusivo do Switch 2, enquanto Orbitals, uma aventura cooperativa, chega ao Switch e Switch 2 no inverno de 2026.
Por fim, a Bethesda também confirmou que suas principais franquias estão chegando na nova geração da Big N. Começando com Fallout 4 Anniversary Edition em 24 de fevereiro, seguido por Indiana Jones e o Grande Círculo no dia 12 de maio e The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered — que não possui data, mas chega ainda em 2026.
Sony confirma: PS5 já vendeu mais de 92,2 milhões de unidades
)
A Sony confirmou que o PS5 ultrapassou a marca de 92,2 milhões de unidades enviadas globalmente desde seu lançamento, em 2020.
O dado foi divulgado nos resultados financeiros referentes ao trimestre fiscal encerrado em 31 de dezembro de 2025, período em que a empresa enviou oito milhões de consoles, mesmo com uma queda de 1,5 milhão em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.
Segundo a companhia, o desempenho foi impulsionado pelo crescimento nas vendas de jogos e pelo fortalecimento da base de usuários. “As vendas combinadas de software para PS5 e PS4 alcançaram 97,2 milhões de unidades no trimestre”, informou a Sony, destacando que 76% desse total veio de downloads digitais e que a PSN atingiu 132 milhões de usuários ativos mensais.
Starfield pode chegar em breve ao PS5
)
O RPG de ficção científica Starfield pode ser anunciado para PS5 em um futuro bem próximo, segundo rumores de bastidores que ganharam força nos últimos dias.
As informações indicam que o título da Bethesda, até agora sem confirmação oficial no console da Sony, teria uma data de lançamento já definida para a plataforma.
De acordo com o site polonês PPE.pl, que cita o informante Graczdari (conhecido por acertar dados sobre lançamentos físicos e ports recentes), Starfield chegaria ao PS5 em 7 de abril, nas edições Standard e Premium.
A publicação afirma que a estratégia estaria alinhada aos planos divulgados pela Microsoft em 2024, quando a empresa passou a levar jogos antes exclusivos do Xbox para outros consoles, embora a Bethesda ainda não tenha se pronunciado oficialmente sobre o assunto.
IA está aqui e não vai a “lugar nenhum”, diz diretor de Kingdom Come Deliverance
)
O diretor e roteirista Daniel Vávra, responsável por ambos os jogos da franquia Kingdom Come Deliverance, afirmou recentemente que a inteligência artificial é um caminho irreversível para a indústria criativa.
Em publicação recente nas redes sociais, o desenvolvedor comentou avanços de ferramentas de IA generativa e declarou que filmes e jogos “nunca mais serão os mesmos”, defendendo que a tecnologia já faz parte do presente e seguirá evoluindo.
Segundo Vávra, resistir ao uso da IA é inútil, e o mais sensato seria encarar a tecnologia como uma oportunidade. “A indústria cinematográfica (e de jogos) nunca mais será a mesma. Você pode encarar isso como um fim de jogo ou como uma chance de criar coisas incríveis sem o dinheiro das grandes corporações”, escreveu.
O diretor reforçou ainda que, independentemente das críticas, a IA “está aqui e não vai a lugar nenhum”, posicionamento que reacende o debate sobre os limites e impactos da tecnologia no desenvolvimento de jogos.
Ex-presidente da Rockstar North nega envolvimento no caso Epstein
)
O ex-presidente da Rockstar North, Leslie Benzies, negou publicamente qualquer ligação com Jeffrey Epstein após seu nome ser citado em alegações recentes associadas aos chamados “Arquivos Epstein”.
Em declaração enviada ao site Kotaku por meio de um porta-voz, o executivo, atual co-CEO da Build a Rocket Boy, afirmou que as acusações são falsas e reforçou que nunca teve contato com o bilionário.
Segundo Benzies, ele jamais visitou a ilha, propriedades ou aeronaves de Epstein. “Essas alegações são falsas. Tive um relacionamento consensual de três meses com essa pessoa e nunca conheci Jeffrey Epstein, nem visitei sua ilha, suas propriedades ou viajei em seu avião. Qualquer sugestão em contrário é enganosa”, afirmou o ex-presidente da Rockstar North no comunicado.
Fonte Tecmundo