Banco Mundial promove sustentabilidade fiscal e desenvolvimento econômico no Piauí

Compartilhar:

Sustentabilidade fiscal e desenvolvimento econômico estão caminhando juntos em uma nova parceria do Banco Mundial do Brasil com o estado do Piauí.

A operação representa um pacote de apoio financeiro de US$ 376 milhões e deverá ampliar o espaço fiscal do estado, aprimorar o ambiente regulatório e estimular a geração de empregos e o investimento privado, especialmente na agricultura e na gestão de recursos naturais.

Arcabouço fiscal e compras

Entre as principais medidas estão a adoção de um novo arcabouço fiscal, a modernização das compras públicas e da gestão de investimentos, o fortalecimento da governança do setor de água e saneamento e a digitalização da regularização fundiária. 

A meta é reduzir prazos e ampliar a segurança jurídica para pequenos proprietários.

Segundo o Banco Mundial, as reformas estão alinhadas ao Plano Plurianual 2024-2027, à estratégia de desenvolvimento do Piauí e ao Quadro de Parceria com o País do Banco Mundial para o Brasil, além de complementar projetos em curso, como o Progestão Piauí e o Piauí – Pilares de Crescimento e Inclusão Social – Fase 2, que reforçam a capacidade institucional do estado e apoiam a implementação de reformas prioritárias.

Esta operação fortalece a capacidade do Piauí de oferecer melhores serviços públicos e abre novas oportunidades para um crescimento sustentável e inclusivo. Ao avançar em reformas fiscais e modernizar a gestão de recursos hídricos e fundiários, o estado dá passos essenciais para melhorar a resiliência, atrair investimento privado e gerar mais e melhores empregos para a população, assegurando que as oportunidades econômicas cheguem a quem mais precisa”, observa Cécile Fruman, diretora do Banco Mundial para o Brasil.

*Sidrônio Henrique do Banco Mundial, Brasília



Fonte ONU

Artigos relacionados

A reputação virou ativo jurídico — e muitos ainda tratam como marketing

Hoje, reputação não é discurso nem campanha. É critério silencioso de decisão — e quem ainda trata isso como marketing já está pagando o preço sem saber.

Vivo vai cortar Wi-Fi de quem não pagar em dia

A partir de fevereiro, a Vivo vai cortar o Wi-Fi de clientes inadimplentes do Vivo Fibra. A penalidade...