Do estoque ao caixa: estratégias financeiras para enfrentar a Black Friday com segurança

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A aproximação da Black Friday exige mais do que uma estratégia promocional. Este momento demanda que o empreendedor tenha um planejamento muito detalhado, que contempla a conexão da previsão de vendas e giro do estoque, e da precificação e seu impacto na relação margem de lucro e fluxo de caixa. Ou seja, a gestão eficiente combinada com o momento da economia e o humor do consumidor serão cruciais para que a estratégia resulte em sucesso nessa temporada.

Isso porque a Black Friday já se tornou o período maior de vendas no comércio eletrônico, com boa parte do consumidor antecipando suas compras de final de ano nesta época, ainda mais neste ano pela proximidade com o Natal. Por isso, neste período em que as vendas se intensificam e as operações se expandem, um dos pontos importantes é preparar o fluxo de caixa para sustentar crescimento e equilíbrio.

Por isso, o planejamento antes da chegada da temporada de vendas é fundamental e, para isso, é preciso contar com uma gestão eficiente e automatizada que dê ao empreendedor insights que o ajudem a entender para onde ir neste momento. O sistema de gestão como Bling, por exemplo, conta com dashboard Inteligente que reúne informações de vendas e giro de produtos para o empreendedor analisar e tomar decisões práticas.

Além disso, o controle financeiro adequado permite visualizar a necessidade de recursos, a famosa “necessidade de capital de giro”, decorrente do crescimento de vendas (sim, o cliente paga parcelado), aumento de despesas relacionadas ao final de ano, como décimo terceiro e férias, e o vencimento das compras realizadas previamente para o final do ano.

Essa visão consolidada é essencial para quem atua em e-commerce ou lojas físicas, ajuda a entender como sua empresa performou em edições anteriores, considerando volume de vendas, fluxo de caixa, margens líquidas, demanda e comportamento do consumidor. É possível entender, por exemplo, quais produtos performaram mais e os que não tiveram tanta saída para cruzar esses dados com o atual momento do consumo e traçar uma estratégia para este período.

O histórico bem analisado juntamente com os insights atuais do seu negócio e com o momento da economia se tornam dados que permitem ao empreendedor fazer projeções mais realistas. Empreendedores, sejam lojistas online, físicos ou multiplataforma que sacrificam esse planejamento correm o risco não apenas de performar mal, mas de não manter a operação saudável.

Automatização financeira e conta digital como diferencial operacional

Para o lojista é crucial manter o caixa sob controle para atravessar períodos de alta demanda, como a Black Friday. Com o home banking integrado ao ERP, é possível centralizar a gestão financeira em um só lugar, acompanhando cobranças, pagamentos, saldos e projeções em tempo real, reduzindo retrabalho e permitindo mais tempo para pensar no negócio. Os benefícios obtidos a partir da Conta Digital PJ integrada ao ERP são inúmeros, como conciliação bancária automática, emissão facilitada de boletos, links de pagamento via Pix ou cartão para recebimento das vendas, além do pagamento de contas efetuadas de forma simples e segura. Além disso, há a oferta de crédito simplificado, seja via antecipação de recebíveis ou capital de giro, que oferecem liquidez extra para investir em estoque ou ampliar estratégias comerciais.

Depois do pico, foco na gestão de caixa

Ao final da campanha, o caixa ainda fala. Comparar o previsto com o realizado, entender os custos operacionais e refinar estratégias compõe a base para um próximo ciclo ainda mais eficiente. A análise pós Black Friday é importante porque traduz os números em aprendizados concretos para a gestão.

Mais do que encerrar um período de vendas intensas, esse é o momento de consolidar práticas que fortaleçam o negócio de forma contínua. Transformar ajustes pontuais em processos permanentes é o que garante previsibilidade, solidez financeira e capacidade de resposta em qualquer cenário.




Fonte Startupi

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