Por ser um dos locais com maior risco de contaminação, o banheiro merece atenção redobrada na hora da limpeza.
“A limpeza correta do banheiro não depende de misturinhas caseiras —pelo contrário, elas jamais devem ser usadas. Depende, sim, de seguir uma ordem prática e usar os produtos adequados”, afirma João Pedro Fidelis Lúcio, responsável técnico da rede de limpeza residencial e empresarial Maria Brasileira.
Para garantir uma faxina eficiente e segura, veja a seguir as orientações do especialista.
Quais os principais erros na hora de limpar o banheiro?
1. Misturar produtos
Pensando em agilizar a limpeza, muita gente costuma combinar itens como detergente, água sanitária e desinfetante. Além de ser perigoso, pelo risco de formar compostos tóxicos e voláteis, isso também pode anular o efeito dos produtos.
2. Aplicar água sanitária pura
Na verdade, o produto tem uma ação mais eficaz de desinfecção quando diluído (veja na embalagem a recomendação do fabricante).
3. Usar água quente
Apesar de ajudar na remoção da sujeira, a água quente nunca deve entrar em contato com produtos químicos, como a água sanitária. A combinação pode liberar gases tóxicos.
4. Não abrir janelas e portas
Deixe o ambiente sempre o mais arejado possível. Se necessário, ligue o ventilador perto da porta do banheiro. É importante usar luvas e máscara de proteção, além de calçados antiderrapantes para prevenir quedas.
5. Utilizar os mesmos panos e esponjas do resto da casa
É preciso ter utensílios específicos para a limpeza do cômodo, para evitar a contaminação dos outros ambientes. Mesmo dentro do banheiro, é necessário separar itens apenas para a higienização do vaso sanitário. Uma dica é escolher esponjas e panos de cores diferentes para não haver confusão.
Quais produtos devo usar?
Detergente neutro: é o que vai ajudar a remover a gordura das superfícies.
Água sanitária: deve ser utilizada para a desinfecção de todo o espaço. O especialista recomenda diluir 15 ml (uma colher de sopa) de água sanitária em 200 ml de água e aplicar com um borrifador. Também é possível usar um balde.
Desinfetante: para ele ter a função de desinfecção deve ser usado puro, o que exige um gasto grande de produto, explica Lúcio. Mas, se a intenção for apenas deixar um cheirinho agradável no ambiente, é possível aplicar o desinfetante diluído, de acordo com as recomendações do rótulo, ao finalizar a limpeza.
Dica: guarde os produtos junto com os utensílios de limpeza dentro do banheiro ou em um cesto na lavanderia para facilitar o dia a dia.
Manutenção
Ao menos três vezes por semana.
↳ Tire 10 minutos para fazer uma limpeza simples. Primeiro, borrife a solução de água sanitária e passe um pano por todas as superfícies. Se quiser, em seguida, aplique a solução de desinfetante nos revestimentos e passe outro pano. Finalize com um pano seco.
Faxina
No mínimo a cada 15 dias, se o banheiro for usado por até duas pessoas. Caso o número de moradores seja maior, a limpeza pesada deve ser feita ao menos uma vez por semana.
Como fazer a faxina pesada
1. Retire toalhas, tapetes, escovas de dente, cosméticos e objetos de uso diário;
2. Molhe uma esponja macia com água e detergente, e esfregue todas as superfícies. Comece sempre de cima para baixo, para que a sujeira não caia sobre áreas já limpas (espelhos, prateleiras, box, pia, vaso sanitário e, por último, o chão);
3. Em seguida, enxágue com a ajuda de uma caneca;
4. Com uma vassoura macia, esfregue o chão com água e detergente. Depois, enxágue bem e passe o rodo;
5. Borrife a solução com água sanitária nas superfícies e espalhe com uma esponja macia. Também aplique no chão e esfregue com uma vassoura —se houver algum rejunte mais encardido, deixe o produto agir por cerca de 20 minutos;
6. Em seguida, enxágue bem e passe o rodo;
7. Agora, o banheiro já está limpo e desinfetado. Caso queira adicionar um cheirinho agradável, borrife a diluição do desinfetante com a fragrância da sua preferência nos revestimentos e passe um pano.
Observações:
- Nos armários, passe apenas a bucha levemente umedecida, sem produtos químicos;
- Para dar brilho nos metais, use um polidor específico para esse material;
- Jogue água no espelho e no box antes da limpeza, para remover resíduos que possam riscar a superfície. Ao final, seque bem para evitar manchas. Para saber mais cuidados ao higienizar vidros, veja aqui.
Como limpar o vaso sanitário
1. Borrife a solução de água sanitária em todo o vaso (parte exterior, tampa, assento, bordas e no interior);
2. Deixe agir por dois minutos e enxágue bem;
3. Em seguida, aplique a solução novamente e esfregue com uma esponja na parte exterior e com a escova sanitária, na interior;
4. Enxágue novamente e dê descarga.
Como limpar o ralo
1. Retire a grelha do ralo;
2. Borrife a solução de água sanitária;
3. Esfregue as paredes do encanamento com uma escova sanitária (diferente da usada na limpeza do vaso);
4. Enxágue bem.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Fonte UOL