A União Europeia anunciou nesta sexta-feira uma multa de € 2,95 bilhões (quase US$ 3,5 bilhões) contra o Google por abusar de sua posição dominante no mercado, dando às suas próprias plataformas de anúncios uma vantagem competitiva sobre os rivais. A UE também ordenou que o Google interrompa essas práticas. É a quarta vez que Bruxelas sanciona a empresa com uma multa multibilionária em um caso antitruste.
“A decisão demonstra que o Google abusou de sua posição dominante em tecnologia de anúncios, prejudicando editores, anunciantes e consumidores”, afirmou Teresa Ribera, principal reguladora antitruste da Comissão Europeia, em um comunicado. O Google prometeu recorrer da decisão.
O presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou impor mais tarifas à União Europeia (UE) logo após o bloco aplicar a multa por violar as leis antimonopólio.
Trump disse em sua plataforma Truth Social que “a Europa hoje ‘impôs’ uma multa de 3,5 bilhões de dólares a outra grande empresa americana, o Google, efetivamente retirando dinheiro que, de outra forma, seria destinado a investimentos e empregos americanos… Muito injusto, e o contribuinte americano não vai tolerar isso!”

“Como eu disse antes, meu governo NÃO permitirá que essas ações discriminatórias se mantenham… Serei forçado a iniciar um processo nos termos da Seção 301 para anular as penalidades injustas cobradas dessas empresas americanas contribuintes”, acrescentou Trump.
Com informações da Agência Xinhua

Fonte Monitor Mercantil