A Tailândia realizará uma rodada de negócios em São Paulo na próxima semana. A iniciativa acontece em um momento estratégico para o país, que vem intensificando seus esforços para diversificar mercados e reduzir a dependência de destinos tradicionais. Assim como o Brasil, as exportações da nação asiática para os Estados Unidos foram taxadas neste segundo semestre de 2025 – inicialmente em 36%, reduzidas posteriormente para 19%.
O evento gratuito reunirá 40 empresas exportadoras tailandesas, de diversos setores, com o objetivo de ampliar a presença de produtos tailandeses no mercado brasileiro e estimular novas parcerias comerciais.
A rodada de negócios promovida pelo Ministério do Comércio tailandês e pelo Escritório Comercial da Tailândia no Brasil será uma oportunidade para importadores brasileiros conhecerem fornecedores de diversos segmentos. Os destaques ficam para: alimentos e bebidas; autopeças e acessórios; e máquinas e climatização.
A rodada de negócios será no Hotel Tivoli Mofarrej, dia 28, das 9h às 17h. As empresas importadoras interessadas em participar do evento devem fazer um cadastro prévio.

África do Sul e Índia: dois parceiros do Brics
A guerra comercial de Trump movimenta outros países. O ministro do Comércio, Indústria e Concorrência da África do Sul, Parks Tau, viajará para Mumbai e Deli, semana que vem, para se reunir com o ministro do Comércio e Indústria da Índia, Shri Piyush Goyal. O sul-africano participará do 20º Conclave Índia-África e pretende fortalecer as relações comerciais, aprofundar os laços econômicos e explorar novos mercados.
De mesma maneira que com o Brasil, Trump impôs tarifas de 50% à Índia e de 30% à África do Sul – ambos membros fundadores do Brics. “Tau e o ministro da Agricultura, John Steenhuisen, indicaram recentemente que estão explorando parceiros comerciais alternativos para mitigar esses impactos”, informou a RT.
“A Índia é atualmente o quarto maior parceiro comercial e o quarto maior mercado consumidor da África do Sul. Com a previsão de que a Índia se torne o segundo maior mercado consumidor até 2030, o potencial de crescimento do comércio entre os dois países é significativo”, enfatiza a mídia russa.
Anil Sooklal, alto-comissário da República da África do Sul na Índia, disse à RT que “a Índia pode aliviar a saga das tarifas estadunidenses” e que as empresas indianas estão interessadas em investir na África do Sul, vendo-a como um ponto de entrada para a África Subsaariana. As áreas de cooperação incluem mineração e minerais, e manufatura, particularmente nos setores automotivo e farmacêutico.
“A visita do Ministro Tau à Índia é um movimento estratégico para fortalecer as relações comerciais entre a África do Sul e a Índia, explorando novos mercados e aprofundando os laços econômicos. Com a Índia prestes a se tornar um ator cada vez mais importante na economia global, esta visita é oportuna e crucial para o crescimento econômico e o desenvolvimento da África do Sul”, disse Sooklal.

Fonte Monitor Mercantil