fundadora fala sobre trajetória, negócios e internacionalização

Compartilhar:






Fundadora e CEO de uma marca independente, a mineira Mariana Maria Couto é conhecida por milhões de pessoas pelo apelido Mari Maria, marca registrada das suas redes sociais que acumulam mais de 50 milhões de seguidores, mas também pelo sucesso da sua empresa de oito anos, a Mari Maria Makeup.

A empresária e influenciadora falou sobre sua trajetória, gestão, negócios em família e outros temas em conversa exclusiva com o InfoMoney Entrevista. Confira abaixo os destaques da entrevista, que pode ser assistida na íntegra no canal do InfoMoney no Youtube.

Leia também: Simple Organic: a empresa que quase quebrou por causa do próprio sucesso

Leve seu negócio para o próximo nível com auxílio dos principais empreendedores do país!

Trajetória

Formada em estética e cosmetologia, Mari começou com a carreira de influenciadora de maneira despretensiosa, postando vídeos enquanto se maquiava no Facebook em 2014, mas o grande sucesso se deu no seu canal no YouTube e, posteriormente, no Instagram – quando seu perfil nas redes passou a ser seguido por milhões de pessoas dentro e fora do Brasil.

Em 2017, a influenciadora transformou-se em empreendedora, ao fundar seu próprio negócio: a Mari Maria Makeup, ao lado do marido, o empresário Rudy Rocha, com quem tabela a gestão da companhia e as decisões relacionadas à sua carreira até hoje.

Em 2023, a influenciadora deu outro passo importante ao firmar uma sociedade com a empresa brasileira de cosméticos OX, que abriu as portas para o lançamento de produtos para cabelo com a marca dela.

Continua depois da publicidade

Negócio de família

Assim como milhares de empresários, Mari trouxe sua família para perto do negócio em diversos âmbitos, seja na assessoria pessoal, no jurídico da empresa e até no quadro de sócios da Mari Maria Makeup. Agora, ao menos cinco familiares trabalham diretamente com ela — três irmãs e um cunhado, além do seu marido, Rudy.

”Meu primeiro sócio foi meu marido. Ele sempre foi um grande incentivador e parceiro (…) Desde o começo, quando comecei a fazer vídeo, ele me incentivava muito. Depois, quando pensei em trazer um produto, ele foi a pessoa que falou: ‘O que você quer? Vamos fazer junto’. E a gente se tornou sócio imediatamente. Lembro de uma frase que ele falou que ficou na minha cabeça: ‘Nem que eu tenha que bater de porta em porta para vender pincel eu vou te ajudar”, relembra, em entrevista.

Para a empreendedora, o diálogo aberto e o respeito aos processos são essenciais, mesmo quando se trata de familiares. “Família é importante, mas a prioridade é o negócio, o profissionalismo. Não dá para misturar as coisas”, afirma.

Continua depois da publicidade

Leia mais: A estratégia da Let’s Gym ao trazer a influenciadora Vanessa Lopes como sócia

Sobre pincéis e patentes

Os amantes de maquiagem costumam se referir ao pincel triangular como um produto simbólico e original da Mari Maria Makeup, cuja área de aplicação feita de cerdas forma um triângulo. O produto, lançado em 2018, era inédito no Brasil e no mundo.

Inicialmente o item chegou a ser patenteado no Brasil, mas não em outros país, como os Estados Unidos, país de origem da marca de maquiagem da influenciadora americana Kylie Jenner, a Kylie Cosmetics.

Continua depois da publicidade

O fabricante de pincéis da Mari Maria Makeup e da Kylie Cosmetics era o mesmo e, em 2023, a marca norte-americana lançou um pincel igual ao da brasileira, com a cor como única diferença. Após o anúncio da intenção de venda do produto pela Kylie Cosmetics no Brasil, recebido com surpresa pela influenciadora brasileira, as duas empresas conversaram para entrar em um consenso e acabou decidido que tanto o produto da marca nacional quanto a versão da Kylie Cosmetics poderiam ser comercializadas no país.

Perguntada sobre os aprendizados desse processo, Mari Maria reforça que os empreendedores brasileiros devem valorizar suas ideias e protegê-las. “Se você teve uma ideia, corre atrás, registra. A ideia todo mundo tem, mas é como você age e desenvolve que faz a diferença”.

Ela também comenta sobre o desafio de lidar com cópias e inspirações no mercado globalizado: “A gente vive num mundo onde as pessoas se inspiram muito rápido, então é preciso se resguardar para usufruir do que você criou”.

Continua depois da publicidade

Internacionalização e tendências

A Mari Maria Makeup está em processo de internacionalização, com negociações em Portugal, em outros países da América do Sul e Estados Unidos. Para além de todos os desafios financeiros e logísticos dessa etapa, a preocupação de Mari é manter a qualidade e a brasilidade mesmo à distância.

Sobre as tendências do segmento de maquiagem, a empresária aposta no retorno dos batons matte e na diversidade de opções para a pele: “Vamos ter um momento muito forte para boca, com batons e fórmulas novas, principalmente seguindo a tendência coreana de boca esfumada e matificada”.

Já no mercado de influência, vê um impacto estrondoso da inteligência artificial e aconselha os criadores de conteúdo a não remarem contra a maré. “Tem coisas que você fica já com dúvida, isso é real ou não é? (…) Quem conseguir se especializar em [criar com] IA vai crescer muito, porque o conteúdo criado por tecnologia está cada vez mais presente”.

Quando perguntada se teme a IA como influenciadora, respondeu: “Não, porque eu acho que é justamente sobre você acreditar na reinvenção”.

Leia mais: Influencers de investimento ganham espaço e moldam comportamento financeiro no Brasil

“O risco é meu, então a responsabilidade é minha”

Apesar de delegar funções, Mari afirma que mantém uma participação ativa, especialmente no marketing e no desenvolvimento dos produtos, ponderando entre saber a hora de ouvir os especialistas e a hora de tomar a decisão final.

“A decisão é solitária, mas você pode compartilhar opiniões. No final do dia, o risco é meu, então a responsabilidade também”. A empresária ressalta que é fundamental confiar na equipe, mas sem abrir mão do controle: “Não dá para chegar e falar que a culpa é do estagiário. Eu bato no peito e assumo a responsabilidade”

“Só quem é obcecado consegue fazer algo grandioso”

Mari Maria se define como uma empreendedora focada e obcecada pelo que faz: “Minha melhor qualidade é o foco, eu sou obcecada, tenho hiperfoco, obsessão. E eu acho que só quando você é obcecado que você consegue fazer aquilo todo dia, se superar e fazer algo grandioso”.

Porém, admite que seu maior defeito é o imediatismo: “Tenho aquela coisa de fazer logo. ‘Melhor o feito do que o perfeito’. E isso às vezes me atrapalha. Porque tem hora que você tem que sentar, estudar e entender”.



FonteAgência Brasil

Artigos relacionados