Trump diz que cartas a ‘países menores’ sobre tarifas serão enviadas em breve | Mundo

Compartilhar:


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira (15) que cartas notificando os “países menores” sobre as tarifas americanas serão enviadas em breve, acrescentando que seu governo, provavelmente, estabelecerá uma tarifa de “um pouco acima de 10%” para esses países.

Ao falar com repórteres após retornar de um evento em Pittsburgh, Trump disse estar muito satisfeito com os “acordos simples” já anunciados, que definem tarifas fixas para mais de 20 países, e afirmou que, em breve, lidará com as tarifas para os demais países.

“Lançaremos uma carta em breve, falando sobre muitos países que são muito menores”, disse ele. “Provavelmente vamos estabelecer uma única tarifa para todos eles, provavelmente um pouco acima de 10%.”

Mais cedo, o presidente americano anunciou que fechou um acordo comercial com a Indonésia. Como parte do acordo, as exportações do país do sudeste asiático para os EUA serão taxadas em 19%.

Em abril, o mandatário dos EUA impôs “tarifas recíprocas” a cerca de 50 países, mas, depois, recuou e estabeleceu uma trégua para que os governos negociassem acordos com os EUA. O prazo inicial para a volta das taxas cheias era 9 de julho, mas foi prorrogado até 1º de agosto. Na ocasião, a Indonésia havia sido taxada em 32%.

No período, Trump anunciou dois acordos comerciais — com Reino Unido e Vietnã —, mas ambos têm escopo limitado e também carecem de detalhes. Além disso, os EUA chegaram a um entendimento com a China para baixar as tarifas anunciadas em abril e retomar os envios de minerais de terras raras para empresas americanas.

Com a proximidade do fim do prazo para negociações, Trump tem elevado a pressão sobre os países que negociam com os EUA e enviado cartas ameaçando impor taxas elevadas sobre as exportações aos EUA. Os últimos a serem notificados pela Casa Branca foram o México e a União Europeia. Até então, a taxa mais alta anunciada foi para o Brasil, de 50%.

O presidente dos EUA, Donald Trump, assina ordem executiva sobre tarifas — Foto: Jim Lo Scalzo/EPA/Bloomberg
O presidente dos EUA, Donald Trump, assina ordem executiva sobre tarifas — Foto: Jim Lo Scalzo/EPA/Bloomberg



Fonte Agência Brasil

Artigos relacionados