Em um país onde mais de 90% das empresas são formadas por pequenos e médios negócios, a palavra “eficiência” tem se tornado mais do que um diferencial: é uma necessidade de sobrevivência. E poucos profissionais têm traduzido esse conceito em prática com tanto impacto quanto Leonardo Rocha de Mendonça.
Administrador formado pelo IBMEC-RJ, Leonardo atua há quase uma década na interseção entre gestão, tecnologia e mercado. É essa combinação que vem guiando sua jornada de transformação em empresas tradicionais, como o Grupo Mendonça (moda), e também em projetos criados do zero, como o Confesso Gastrobar, em Petrópolis (RJ). Em ambos, a aplicação de sistemas de gestão integrada, automação de operações e marketing digital inteligente transformou resultados financeiros e operacionais.
“Pequenas empresas costumam ser tratadas como pequenas em tudo: na ambição, nos processos, na linguagem. Eu decidi tratar essas empresas como grandes: com dados, visão de longo prazo e organização real”, afirma Leonardo. Essa visão se traduziu em resultados consistentes: aumento de eficiência operacional, integração logística e crescimento em faturamento, mesmo em ambientes econômicos desafiadores.
Com um olhar voltado à base da economia, Leonardo acredita que o Brasil precisa empoderar o pequeno empreendedor com acesso a ferramentas modernas, linguagem descomplicada e educação de gestão. Não por acaso, seu livro recém-lançado, “Digital Strategies for Small Businesses”, traz métodos e soluções reais para quem quer escalar pequenos negócios usando tecnologia, marketing e processos bem definidos.
Reconhecido por universidades e pela Prefeitura de Petrópolis, Leonardo é exemplo de como conhecimento técnico, execução com foco e propósito social podem caminhar juntos. Mais do que adaptar empresas ao digital, ele representa uma nova mentalidade empresarial: aquela que busca resultado com responsabilidade, crescimento com controle e protagonismo a partir da base.