STARTUPI – Quais são os principais planos da TOTVS e RD Station para 2025, tanto em tecnologia quanto em negócios?
Gustavo Avelar – Tem algumas frentes importantes. A primeira delas, e talvez a mais importante, é a aplicabilidade da inteligência artificial nos produtos da RD Station. A segunda é a integração com a TOTVS, que permitiu que a RD se tornasse um multiproduto e crescesse para atender quase toda a jornada dos nossos clientes.
Além disso, conseguimos, com a integração, avançar na utilização de canais Q-sales, e passar a atuar com vendas nos mais de 550 escritórios espalhados pelo Brasil, então estamos atuando de forma mais próxima ao cliente. O que ainda avançou pouco, e é a pauta estratégica deste ano, é a integração dessa camada mais próxima do cliente, com produtos de CRI, automação de marketing, com as soluções e RPs da TOTVS,
STARTUPI – Qual o potencial dessa integração?
Gustavo Avelar – É enorme. Os RPs têm muitos dados — estoque, preço, histórico — que ainda não estão sendo usados pelas nossas soluções de marketing. Se conseguirmos colocar isso na mão do vendedor, combinando com ferramentas da RD, criamos diferenciais competitivos únicos para o nosso ecossistema.
STARTUPI – Quais são os estágios de aplicação de IA nos produtos da RD Station?
Gustavo Avelar – A gente divide a aplicação de IA em quatro estágios. O primeiro é a IA como recurso, em que ela ajuda qualquer usuário a ser um super usuário. Já usamos isso para sugerir conteúdos, ajudar os clientes escolher o melhor canal de comunicação e até indicar próximos passos com base no histórico de interações.
O segundo estágio é a IA como copiloto. Criamos interfaces conversacionais, como a Rede RD, que permite ao usuário operar a plataforma com comandos em linguagem natural e receber orientações em tempo real.
O terceiro envolve agentes inteligentes personalizados. Usamos os dados do próprio cliente para treinar agentes que fazem atendimento automatizado com contexto — e que escalam para um humano quando necessário.
E o quarto estágio é a IA como orquestradora. A ideia aqui é integrar dados da RD com outras soluções, como RPs, para que a IA consiga recomendar ações estratégicas que aumentem a conversão e otimizem resultados em toda a operação.
STARTUPI – A RD Station desenvolve sua própria IA?
Gustavo Avelar – A gente não desenvolve algoritmos de LLMs nem atua em hardware. Usamos os modelos existentes para resolver os problemas reais dos nossos clientes. Nosso foco está na construção de agentes, combinando diferentes LLMs do mercado.
STARTUPI – Existe uma meta ou orçamento específico para IA?
Gustavo Avelar – Nosso investimento em tecnologia tem crescido fortemente nos últimos anos. Temos um investimento crescente dedicado à inteligência artificial.
STARTUPI – O que o público pode esperar do RD Summit 2025?
Gustavo Avelar – Vai continuar sendo um evento grandioso, no mesmo local, com a mesma diversidade. Estamos trabalhando para ter ainda mais conteúdo de marketing e tecnologia, com curadoria criteriosa de palestrantes. O papel do Summit é ser um tradutor dessas evoluções para o público brasileiro, principalmente sobre IA e automação.
STARTUPI – E para o público de startups, o que a RD prepara em 2025?
Gustavo Avelar – Temos dois focos principais. Primeiro, facilitar ainda mais o uso do nosso produto com o apoio da IA, especialmente para startups e empresas menores. A maioria dos nossos grandes clientes começou com planos de entrada. A IA vai tornar esses planos mais acessíveis, mesmo para empresas com pouca maturidade. Segundo, estamos mais preparados para atender clientes maiores — algo que também interessa startups que estão crescendo rápido. A IA vai permitir que essas empresas extraiam muito mais valor sem depender de usuários avançados ou serviços externos.
Fonte Startupi