Jovens moldam políticas, mudam sistemas e a redefinem a liderança

Compartilhar:

Com 1,9 bilhões em todo o mundo, membros da nova geração enfrentam um panorama de desafios globais complexos, segundo as Nações Unidas.

Ainda assim, nas suas comunidades, países e continentes, os jovens estão a liderar movimentos políticos, a remodelar narrativas públicas e a traçar caminhos para um desenvolvimento mais inclusivo e sustentável.

Janelas de Financiamento

Através das Janelas de Financiamento, o principal mecanismo do Programa da ONU para o Desenvolvimento, Pnud, para financiamento flexível e temático, a agência investe nos jovens como poderosos agentes de transformação estrutural.

 

 

Um retrato de Joanita Pinto, uma mulher de cabelo escuro, usando um casaco roxo e um colar de laranja, sorrindo diante de folhas verdes exuberantes.

Joanita Pinto colabora com o Pnud na promoção da capacitação e educação das mulheres

As histórias, como a de Joanita Antonita Pinto, mostram o que se torna possível quando os membros da nova geração recebem verdadeiramente o espaço, a confiança e os recursos para liderar e criar mudanças sociais.

Liderança jovem e igualdade 

Joanita Antonita Pinto cresceu no Timor-Leste e vivenciou as dificuldades enfrentadas por muitas mulheres, como a limitação do seu poder de decisão, o acesso desigual à educação e a violência baseada no gênero. Estas experiências motivaram seu envolvimento na promoção dos direitos das mulheres.

Atualmente, Joanita é uma das principais defensoras da igualdade de gêneros. Tornou-se uma figura de destaque no ativismo comunitário e no diálogo público, apoiada pelo Pnud, apresentando o primeiro episódio do Coffee Talks, um podcast que destaca a resiliência e a solidariedade das mulheres.

Esta iniciativa permitiu apelar a mudanças sistêmicas, incluindo a forma como os recursos financeiros são atribuídos, permitindo que as mulheres possam “crescer e realizar os seus objetivos”.

Resistência para transformar

Joanita apoia sobreviventes de violência de gênero, ensinando literacia digital nas escolas e trabalhando com mulheres em áreas remotas onde as oportunidades são escassas.

Como uma jovem que desafia as normas tradicionais, Joanita ouviu muitas vezes defendendo que sua voz não importava. Contudo, observa sinais de mudança, considerando que o diálogo na comunidade enfraqueceu atitudes patriarcais, e cada vez mais jovens e mulheres falam abertamente sobre exploração e discriminação.

Em todo o país, as mulheres estão a enfrentar a violência e a reivindicar o seu futuro. Em colaboração com o Pnud e iniciativas locais, Joanita continua a luta por melhorias sistêmicas na educação e capacitação das mulheres.

Jovens no centro da transformação

Ao apoiar jovens líderes como Joanita e milhões de jovens em todo o mundo, o Pnud contribui para um futuro impulsionado pela maior, mais conectada e digitalmente fluente geração de jovens de sempre.

A agência reafirma o compromisso de expandir caminhos para a liderança jovem nas áreas da governação digital, construção da paz, ação climática e inovação social.

A meta é garantir que as vozes dos jovens não sejam apenas ouvidas, mas incluídas de forma significativa no centro da tomada de decisões que moldam o futuro.



Fonte ONU

Artigos relacionados

Você está construindo uma marca memorável… ou apenas administrando um negócio OK?

Entre o comum e o memorável existe uma escolha diária: permanecer no “OK” ou construir o “UAU”.

Ibovespa Hoje Ao Vivo: Bolsa dispara 2% e ultrapassa os 190 mil pontos

Ibovespa hojeIbovespa dispara 4 mil pontos e chega a um novo recorde, de 190,5 mil pontos. Dólar comercial...

The White Lotus Temporada 4: Conheça o elenco e tudo sobre a série

Uma das séries mais conceituadas do catálogo da HBO, White Lotus já está organizando o elenco que vai...