Conheça Jorge Messias, o ministro da AGU indicado por Lula para o STF

Compartilhar:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou, nesta quinta-feira (20), o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, para a vaga deixada pelo ministro Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF).

A nomeação ainda precisa ser aprovada pelo Senado Federal, onde Messias conta com apoio expressivo da base governista e de parte da bancada evangélica.

Se aprovado, o advogado-geral, de 45 anos, poderá permanecer na Suprema Corte por até 30 anos, até completar 75 anos — idade limite para aposentadoria compulsória.

Continua depois da publicidade

Trajetória

Messias é considerado um dos quadros mais próximos do presidente. Ele integra o núcleo jurídico do PT há mais de uma década e foi subchefe para Assuntos Jurídicos da Presidência no governo Dilma Rousseff, além de ter assessorado diretamente o então ex-presidente Lula durante o período de maior tensão da Operação Lava Jato.

Em 2016, seu nome ganhou notoriedade nacional após a divulgação de uma interceptação telefônica ilegal, na qual Dilma avisava Lula que enviaria pelo “Bessias” o termo de posse do petista como ministro da Casa Civil — episódio que lhe rendeu o apelido informal e consolidou sua imagem de lealdade dentro do grupo político lulista.

Formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Messias possui mestrado e doutorado pela Universidade de Brasília (UnB) e é procurador da Fazenda Nacional desde 2007.

Perfil

Messias é protestante e membro da Igreja Batista, o que o aproxima de setores evangélicos do Congresso, grupo considerado estratégico para sua aprovação no Senado.

Na semana passada, ele esteve com Lula no Palácio do Planalto, acompanhado do bispo Samuel Ferreira, da Assembleia de Deus de Madureira, e do deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP), ambos expoentes do campo evangélico.



Fonte Infomoney

Artigos relacionados