Conservadora Sanae Takaichi é eleita primeira-ministra do Japão

Compartilhar:

Pela primeira vez na história do Japão, uma mulher vai ocupar o cargo de primeira-ministra do país. Sanae Takaichi, do Partido Liberal-Democrata, foi eleita pelo parlamento após um acordo de coalizão com o Partido da Inovação de Direita.

Aos 64 anos, a conservadora conhecida como “dama de ferro japonesa”, pela sua admiração por Margaret Thatcher, assumiu o comando do país com a promessa de seguir o legado do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe, assassinado em 2022.

A nova primeira-ministra prometeu fortalecer a economia do Japão, ampliar a cooperação com os Estados Unidos e combater a imigração ilegal. E apesar de ter-se tornado a primeira mulher a liderar o país, Takaichi não coloca a igualdade de gênero entre as prioridades do governo.

 

França

O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy começou a cumprir hoje a pena de 5 anos de prisão por associação criminosa.

No mês passado, ele foi condenado pela justiça por fazer parte de um esquema de financiamento ilegal da sua campanha eleitoral de 2007, com dinheiro do então ditador líbio, Muamar Gaddafi.

Sarkozy, que foi presidente da França entre 2007 e 2012, se tornou o primeiro ex-chefe de estado do país a ser preso após a Segunda Guerra Mundial. Ele recorreu da decisão, mas a natureza do crime exige que ele fique preso enquanto o recurso é analisado.

 

Índia 

O ar da capital da Índia, Nova Déli, atingiu hoje os níveis de poluição mais altos do do mundo. A concentração de partículas era mais de 59 vezes superior à recomendação anual da Organização Mundial da Saúde.

Lugares icônicos da cidade ficaram cobertos por uma nuvem tóxica e moradores usaram máscaras para andar nas ruas.

Parte dessa poluição é resultado do uso de fogos de artifício durante o Festival Hindu de Luzes.

 

*Com informações da Agência Reuters




Fonte Agência Brasil

Artigos relacionados