Pelo menos duas pessoas foram mortas e outras três ficaram gravemente feridas em um atropelamento e esfaqueamento perto de uma sinagoga na cidade inglesa de Crumpsall, nos arredores de Manchester, segundo a polícia, que confirmou que seus agentes atiraram em um suspeito da agressão.
O incidente ocorreu pouco depois das 9h30 (horário local), quando “um grande número de pessoas” estava dentro da sinagoga. A polícia disse que o suspeito também estava morto, embora os policiais não pudessem acessar o corpo porque havia “objetos suspeitos” e uma equipe de eliminação de bombas teve que os examinar.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, disse que estava chocado com o ataque, enfatizando que o fato de ter coincidido com o feriado de Yom Kippur, o dia mais sagrado para os judeus, o tornou “ainda mais horrível”.
O primeiro-ministro britânico antecipou seu retorno de Copenhague, onde estava participando de uma reunião de líderes da Comunidade Política Europeia, para liderar reunião do Comitê COBR que examina situações de emergência, informa a BBC. A polícia já aludiu em suas primeiras mensagens à declaração formal de uma Operação Plato, prevista para incidentes de grande escala.

Europa Press

Fonte Monitor Mercantil