O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou que se encontrará com o presidente russo Vladimir Putin no próximo dia 15 de agosto, no estado americano do Alasca, para discutir a guerra na Ucrânia.
Será o primeiro encontro face a face entre os dois líderes desde 2019, em meio a tentativas diplomáticas para encerrar o conflito que já dura mais de três anos.
Trump afirmou que um acordo entre Rússia e Ucrânia está “muito próximo” e que pode envolver a troca de territórios, buscando um benefício para ambos os países.
FERRAMENTA GRATUITA
Simulador da XP

Saiba em 1 minuto quanto seu dinheiro pode render
A reunião acontece após o prazo dado a Putin para aceitar um cessar-fogo ter expirado sem qualquer anúncio oficial.
O presidente americano ressaltou que o encontro não é a última chance para a Rússia, mas um passo importante nas negociações.
A guerra teve início em 2014, quando a Rússia anexou ilegalmente a Crimeia, e se intensificou em fevereiro de 2022 com a invasão em larga escala da Ucrânia.
Continua depois da publicidade
Apesar de não ter conseguido avanços decisivos no campo de batalha, a Rússia controla cerca de 20% do território ucraniano, enquanto as ofensivas ucranianas ainda não conseguiram reverter a ocupação.
Além das negociações com Putin, Trump participou de uma cerimônia na Casa Branca com os líderes da Armênia e do Azerbaijão, que assinaram um acordo de paz mediado pelos Estados Unidos.
Durante o evento, Trump destacou o compromisso dos países em cessar os conflitos e recebeu apoio para sua indicação ao Prêmio Nobel da Paz.
Fonte infomoney