A atividade industrial manufatureira nos EUA caiu em julho, quando o índice de gerentes de compras (PMI) compilado pela S&P Global ficou em 49,8 pontos, em comparação com os 52,9 anteriores, o que significou o rompimento de seis meses consecutivos de altas. A agência explicou que as condições operacionais no setor industrial pioraram ligeiramente em julho, já que a demanda estagnou, e a incerteza sobre as tarifas continuou a pesar sobre as perspectivas.
A S&P observou a queda nas vendas internacionais e a incerteza sobre as políticas da administração do presidente Trump, que estão minando a confiança das empresas e resultaram em demissões.
Enquanto isso, o controle de estoques também contribuiu para a deterioração do ambiente de produção, já que as empresas reduziram seus estoques à medida que os esforços dos últimos meses para evitar as tarifas se dissiparam.
LEIA TAMBÉM:

Em relação a preços, os de insumos continuaram a subir consideravelmente por causa das tarifas, embora o aumento tenha sido amplamente moderado em relação ao recorde de alta de quase três anos registrado em junho. Os preços de venda continuaram a subir fortemente, atingindo seu segundo nível mais alto desde novembro de 2022.
“Em julho, houve a primeira deterioração nas condições operacionais do setor industrial desde dezembro passado, já que as preocupações com as tarifas continuaram a dominar o ambiente de negócios”, explicou Chris Williamson, economista-chefe corporativo da S&P Global Market Intelligence.
“Isso ocorre depois que as empresas aumentaram os estoques em maio e junho devido a preocupações com o aumento dos preços de importação e a piora na disponibilidade de suprimentos como resultado de aumentos de tarifas”, acrescentou Williamson.
O analista explicou que a queda na confiança se deve às expectativas de menor demanda, especialmente do exterior, e ao efeito pró-inflacionário dos impostos comerciais.
Europa Press

Fonte Monitor Mercantil