A inflação nos EUA subiu em junho, enquanto o Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos Estados Unidos) avalia se mantém as taxas de juros estáveis ou as corta ainda este ano. O índice de preços de despesas de consumo pessoal (PCE), o indicador de inflação preferido do Fed, aumentou 0,3% na comparação mensal em junho, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira pelo U.S. Bureau of Economic Analysis. Os dados foram divulgados apenas um dia após o Fed anunciar que manteria as taxas de juros.
O PCE subiu 2,6% na comparação anual, bem mais expressivo do que as estimativas dos economistas. O núcleo do PCE, que exclui os preços voláteis de alimentos e energia, subiu 0,3% na comparação mensal e 2,8% na comparação anual.
O Fed está sob pressão da Casa Branca para cortar as taxas de juros, já que o presidente dos EUA, Donald Trump, acredita que taxas mais baixas acelerarão o crescimento econômico.
Mas muitos economistas temem que taxas mais baixas possam estimular mais inflação, em um momento de preços recordes de alimentos e moradia.

Agência Xinhua

Fonte Monitor Mercantil