Estes são os 5 golpes que mais afetam PMEs: saiba como identificar e reagir

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As pequenas e médias empresas (PMEs) representam 30% do PIB nacional e são responsáveis por metade dos empregos formais, impactando diretamente a vida de mais de 80 milhões de brasileiros, apontam dados do Sebrae. Com tamanho alcance, também se tornam alvo frequente de golpes. A estrutura enxuta e a sobrecarga diária de tarefas dos empreendedores muitas vezes fazem com que a segurança seja deixada em segundo plano, o que abre brechas para fraudes.

“Muitos empresários estão focados na operação e no crescimento da empresa, deixando a segurança em segundo plano”, alerta Victor Thomazetti, superintendente de Prevenção a Fraudes do Itaú Unibanco. Em 2024, mais de 1,4 bilhão de transações foram processadas com o apoio de mais de 50 modelos de segurança, o que resultou na redução de 50% nos valores contestados por fraude, segundo dados do banco.

Estes são os 5 golpes mais comuns contra PMES

O especialista destaca cinco práticas recorrentes.

  1. Um deles é o phishing, ou golpe do link falso, em que criminosos enviam mensagens com links que instalam vírus ou capturam dados confidenciais.
  2. Outro é o golpe do falso fornecedor, com cobranças indevidas após simulações de negociações em plataformas de compra e venda.
  3. Há ainda o golpe do boleto falso, quando o documento de pagamento traz um beneficiário que não corresponde ao CNPJ da empresa real.
  4. A falsa venda é outro tipo comum: produtos inexistentes são anunciados com preços muito abaixo do mercado, atraindo empresários desavisados.
  5. Já o golpe do falso advogado envolve criminosos que usam informações públicas de processos para enganar vítimas, fingindo representar escritórios de advocacia.

Amigos e familiares podem ajudar no bloqueio de contas e cartões pós roubo ou furto

O especialista afirma que qualquer pessoa pode solicitar o bloqueio da conta ou cartões (pessoa física ou jurídica) de um amigo ou parente que passou por uma situação de roubo ou furto. No caso so Itaú, basta ligar para a Central de Atendimento com o CPF da vítima em mãos e seguir o passo a passo. O processo é simples e rápido e você contribui com a prevenção contra golpes e fraudes. Além disso, em casos de roubo de celular, por exemplo, é possível registrar o ocorrido no app ou site do Governo, Celular Seguro, integrado a instituições financeiras e já avisa os bancos para realizarem os bloqueios.




Fonte Startupi

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