
O presidente do Conselho Regional de Economia de São Paulo (Corecon-SP), entidade que representa cerca de 15 mil economistas em todo o estado, expressou surpresa em relação à carta enviada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, nesta quarta-feira, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, impondo uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. Odilon Guedes afirma que as informações apresentadas pelo líder estadunidense sobre a balança comercial são completamente equivocadas.
“Ele (Trump) desconsidera que, na relação comercial entre o Brasil e os EUA, há superávit para o país norte-americano, considerando o volume de exportações e importações entre os dois países”, disse em nota.
Guedes afirmou ainda que a declaração do presidente dos EUA atinge diretamente a soberania nacional. “Soberania não se negocia em hipótese alguma e é essencial preservar a dignidade e autonomia do Brasil ante qualquer tipo de tentativa de intervenção e interferência externa”, ressalta. Em relação ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, sobre o qual Trump alega perseguição política, o presidente do Corecon-SP defendeu a independência dos Poderes no Brasil. Segundo ele, “o processo judicial em questão está sob a responsabilidade do Supremo Tribunal Federal, e não do Poder Executivo. Portanto, a nota do Presidente americano demonstra uma visão totalmente equivocada”.
Também na quarta-feira, o presidente do Brasil afirmou que qualquer medida de elevação de tarifas de forma unilateral será respondida à luz da Lei brasileira de Reciprocidade Econômica.


Fonte Monitor Mercantil