
Eletrificação, inteligência e sustentabilidade. Esses três pilares estão no radar das montadoras Chinesa. O setor está inovando para elevar a indústria automotiva do país a novos patamares. Segundo a Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis (CAAM, em inglês), a produção e as vendas de automóveis do país ultrapassaram 31 milhões de unidades em 2024, estabelecendo um novo recorde. Entre elas, as exportações de automóveis atingiram 5,86 milhões de unidades, um aumento anual de 19,3%, consolidando ainda mais sua posição como o maior país exportador de automóveis.
Em meio à reformulação da indústria automotiva global, a China conseguiu uma rápida transformação de seguidora de tecnologia para inovadora em apenas duas décadas, de acordo com um renomado especialista chinês em automóveis.
Chen Ting, diretor operacional da unidade chinesa e diretor-executivo de negócios de apoio da região Ásia-Pacífico de uma multinacional de pneus de renome mundial , visto como uma figura importante na indústria automotiva chinesa, disse que, devido a um profundo entendimento do valor tecnológico e dos padrões industriais, as montadoras com sede na China estão continuamente inovando e desenvolvendo produtos voltados ao mercado, elevando a indústria automotiva chinesa a novos patamares.
A ascensão da indústria automotiva da China resultou de uma combinação de avanços tecnológicos, colaboração na cadeia de suprimentos e oportunidades no mercado global, observou ele. “Isso refletiu um exclusivo caminho de desenvolvimento tecnológico chinês, passando da ‘introdução de tecnologia’ para a ‘inovação independente’”, afirmou Chen.

As montadoras de joint ventures têm se expandido consistentemente no mercado chinês desde sua entrada pela primeira vez em 1983, levando a um desenvolvimento acelerado da indústria automotiva da China, ressaltou Chen, acrescentando que, em 2013, as marcas nacionais chinesas começaram a surgir, com melhorias contínuas nas capacidades de inovação e nas cadeias de suprimentos das montadoras locais.
Por trás desse salto está um grupo de transformadores do setor que impulsionaram continuamente a localização e a globalização da tecnologia por meio de esforços práticos. Em 2013, Chen impulsionou um projeto de joint venture na área de iluminação automotiva entre a Marelli e a Changan Automobile – Hubei Huazhong Marelli Automotive Lighting Co Ltd. Ele abandonou a abordagem tradicional de transferência de tecnologia de longo ciclo e propôs um modelo estratégico de “localização de joint ventures”.
Chen também lançou a integração tecnológica de uma perspectiva global em 2020, quando o setor enfrentava três grandes mudanças – reestruturação acelerada de tecnologia de energia nova, restritividade contínua dos padrões ambientais em todo o mundo e ajustes profundos na cadeia de suprimentos global.
Nos últimos anos, o setor global de veículos de nova energia (NEV) experimentou um rápido crescimento, trazendo demandas totalmente novas para a tecnologia de pneus, enfatizou Chen.
Todavia, os veículos elétricos diferem fundamentalmente dos veículos a combustível tradicionais em muitos aspectos. “Essas diferenças representam desafios únicos para o projeto de pneus em veículos elétricos puros”, destacou Chen, que mudou seu foco de inovação para o setor de pneus para veículos elétricos desde 2023.
Segundo Agência Xinhua, aproveitando sua profunda experiência no setor e sua visão tecnológica voltada para o futuro, Chen integrou a tecnologia de IA aos processos de fabricação tradicionais, liderando sua equipe a alcançar uma série de avanços em ciência dos materiais, projeto estrutural e sistemas inteligentes.
“Da adoção tecnológica à inovação independente, de seguidor do mercado a líder em tecnologia, a indústria automotiva da China tem crescido em uma trajetória de atualização e avançará para novos patamares”, salientou Chen.

Fonte Monitor Mercantil