Labubu: Boneco vira fenômeno nas redes e faz empresa atingir patamar da Vale | Empresas

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Em apenas um ano, o boneco Labubu, da fabricante chinesa Pop Mart, virou febre nas redes sociais e impulsionou as vendas da empresa. O sucesso foi tão grande que o valor de mercado da companhia disparou, alcançando o mesmo patamar da Vale.

De acordo com o portal oficial da Pop Mart, o boneco Labubu representa um “um pequeno monstro com orelhas altas e pontudas e dentes serrilhados”. A empresa explica que foi o designer chinês Kasing Lung que criou o personagem em 2015, fruto de três livros publicados por ele, inspirados na mitologia nórdica.

A Pop Mart adquiriu os direitos de Lung sobre o Labubu em 2019, iniciando a venda dos bonecos colecionáveis em sua linha “The Monsters”. Em 2023, a companhia ampliou a comercialização em modelos de pelúcia e chaveiros.

Essa mudança resultou na fama do brinquedo e aumento no faturamento da empresa. Segundo a rede americana “ABC News”, personalidades internacionais como as cantoras Rihanna e Kim Kardashian já publicaram fotos nas suas redes sociais, carregando o chaveiro desse brinquedo.

Na plataforma social TikTok, a hashtag #Labubu já possui mais de 20 bilhões de visualizações.

Em maio deste ano, a Pop Mart chegou a fechar temporariamente as lojas físicas no Reino Unido devido ao tumulto de pessoas em torno do produto.

A valorização da empresa também é refletida no preço de suas ações na bolsa de Hong Kong, que, em um ano, subiu 580%. O valor de mercado da companhia atingiu HKD 343 bilhões (R$ 243 bilhões, na cotação atual), o mesmo que o da mineradora brasileira Vale.

De acordo com a consultoria chinesa MoonFox Data, a receita total da empresa em 2023 foi de 6,3 bilhões de yuans (R$ 4,8 bilhões), em que a linha de brinquedos “The Monsters” – que inclui o Labubu – teve uma participação de 5% desse valor. Já em 2024, o faturamento total foi de 13 bilhões de yuans (R$ 10 bilhões), com o “The Monsters” assumindo uma participação de 25% das vendas.

A MoonFox afirma que, mais do que ser o produto favorito do público em comparação com outros ofertados pela Pop Mart, Labubu virou um “símbolo global da subcultura” para os jovens, por conta da sua aparência de monstro que se diferencia do padrão de beleza de um boneco tradicional.

No Brasil, a fabricante chinesa não vende de forma oficial. No site da companhia, o preço mínimo do brinquedo varia entre US$15,97 e US$ 37,90 (R$ 88,95 a R$ 211,10, além das taxas de importação).

Há a comercialização também de produtos alternativos aos originais “Labubus”, apelido pelos fãs do brinquedo de “Lafufu”.

Geralmente, algumas características que o difere do boneco principal são a presença de traços deformados, a falta do Código “QR Code” no produto, ao contrário do original, e por ser vendido a valores abaixo do mercado.

*Estagiário sob supervisão de Diogo Max



Fonte Agência Brasil

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