A Meta, controladora do Facebook e Instagram, pretende automatizar integralmente a criação e veiculação de anúncios publicitários até o final de 2026, utilizando inteligência artificial (IA). Segundo informações divulgadas pelo Wall Street Journal, a iniciativa permitirá que marcas forneçam apenas uma imagem de produto e um valor de investimento, cabendo à IA gerar todo o conteúdo da campanha, incluindo imagens, vídeos e textos, além de definir o público-alvo e sugerir orçamentos.
Atualmente, a Meta já oferece ferramentas que realizam variações de anúncios existentes e ajustes em vídeos. A nova proposta visa permitir que empresas desenvolvam campanhas publicitárias do zero, com a IA gerando todo o material necessário e direcionando os anúncios automaticamente nas plataformas da empresa.
O sistema também planeja personalizar anúncios em tempo real, adaptando o conteúdo conforme a localização geográfica do usuário. Por exemplo, um mesmo anúncio poderia apresentar variações visuais para usuários em regiões diferentes, como mostrar um carro em uma estrada montanhosa para quem está em áreas com neve, e o mesmo veículo circulando em ruas urbanas para residentes de cidades.
Mark Zuckerberg, CEO da Meta, afirmou que o objetivo é criar uma plataforma onde empresas possam simplesmente definir metas e orçamentos, deixando que a IA gerencie todo o processo de criação e veiculação dos anúncios. Ele descreveu essa transformação como “uma redefinição da categoria de publicidade”.
A Meta possui atualmente 3,43 bilhões de usuários ativos únicos em suas plataformas, tornando-se um ambiente atrativo para anunciantes. A empresa busca oferecer soluções que entreguem “resultados mensuráveis em escala”, conforme destacado por Zuckerberg.
Apesar das vantagens para pequenos e médios anunciantes, que muitas vezes não dispõem de recursos para contratar agências ou produzir conteúdos profissionais, algumas grandes marcas demonstram cautela. Há preocupações quanto à perda de controle criativo e à possibilidade de os anúncios gerados por IA não alcançarem o mesmo impacto visual ou autenticidade de campanhas desenvolvidas por profissionais humanos.
Além disso, embora o setor de tecnologia esteja otimista, muitas empresas ainda apontam falhas nas IAs disponíveis no mercado, como imagens com distorções. Para que esses problemas sejam corrigidos, os usuários acabam levando mais tempo e esforço na criação.
Outras empresas de tecnologia, como Google e OpenAI, também lançaram ferramentas de IA para geração de vídeos e imagens. No entanto, a adoção generalizada dessas tecnologias na publicidade ainda enfrenta desafios, com profissionais de marketing avaliando preocupações relacionadas à segurança da marca, controle criativo e qualidade.
Fonte Startupi