*Por Franco Lamping
O mercado de seguros no Brasil, historicamente caracterizado por sua complexidade e baixa adesão por parte da população (inferior a 20% para seguros de vida e residencial, segundo dados de diversas pesquisas de mercado e levantamentos do setor, como os da FenSeg e Sincor-SP), vive um momento de inflexão. A aceleração da transformação digital, impulsionada pela inteligência artificial e pela crescente demanda por experiências mais fluidas e personalizadas, redefine as dinâmicas do setor. Projeções indicam um crescimento constante do mercado nos próximos anos, com a tecnologia emergindo como um fator crucial para expandir o acesso e a relevância dos seguros para um público mais amplo, em 2024 o setor conheceu uma expansão superior a 12%.
Nesse cenário em ebulição, a tecnologia não é apenas uma ferramenta de otimização de processos; ela se torna a espinha dorsal de modelos de negócios inovadores. A conectividade via APIs, por exemplo, possibilita a integração de seguros em ecossistemas digitais diversos, desde fintechs a plataformas de varejo, alcançando o consumidor no momento de sua jornada de compra. Essa abordagem, conhecida como embedded insurance (conceito amplamente discutido em publicações como os relatórios da McKinsey), tem o potencial de superar barreiras tradicionais de distribuição e aumentar significativamente a capilaridade do setor.
Na 180 Seguros, desde nossa fundação, percebemos essa lacuna e a urgência de simplificar a interação com o seguro. Observamos que, embora a visão de um futuro totalmente conectado via API seja clara, a realidade da integração para muitos parceiros envolve diferentes graus de maturidade tecnológica. Por isso, desenvolvemos uma abordagem flexível, reconhecendo que a transformação digital é uma jornada com múltiplos caminhos.
A tecnologia deve ser orientada para solucionar problemas e dores reais dos nossos clientes. O Hub 180 é um canal web que não demanda esforços de integração e que foi concebido para oferecer a possibilidade dos nossos parceiros realizarem operações diárias, contemplando: cotação, contratação de seguros e emissão de apólices. O Hub também compartilha a visualização dos resultados em tempo real, permitindo uma avaliação de todo o fluxo e dos resultados da operação. Dessa forma nossos parceiros são empoderados para gerenciar a sua operação com autonomia e processos fluidos.
Mais especificamente no varejo, lançamos uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA) que transforma a jornada de venda. O programa de IA desenvolvido com suporte da tecnologia de ponta do Gemini da Google e que apoia os vendedores em tempo real via plataforma interativa oferecendo aos clientes respostas precisas e contextualizadas sobre os seguros e coberturas ofertadas. Isso melhora a comunicação com os clientes, aumenta a confiança na venda e eleva as taxas de conversão — gerando valor tanto para quem vende quanto para quem compra.
A Inteligência Artificial também é usada para simplificar a integração e o suporte aos nossos parceiros. Acreditamos que a tecnologia deve empoderar, e não intimidar. Ao oferecer soluções intuitivas e acessíveis, como um chatbot capaz de gerar código de integração em tempo real, reduzimos drasticamente as barreiras de entrada e aceleramos a adoção de modelos de seguros inovadores.
A evolução do mercado de seguros no Brasil passa por uma visão holística, que abrange desde a facilidade de integração e a inteligência na personalização até a transparência na gestão pós-venda. A tecnologia nos permite oferecer aos nossos parceiros uma visão completa de sua operação de seguros, com dados em tempo real e ferramentas no-code que democratizam o acesso à informação e ao gerenciamento.
Para a 180 Seguros, que não carrega o peso de sistemas legados, a inovação contínua é um pilar fundamental. Entendemos que a governança de dados e a flexibilidade para experimentar e adaptar são cruciais em um mercado em rápida evolução e que a tecnologia é o catalisador que nos permite construir um futuro mais inteligente para o seguro, transparente e, acima de tudo, mais acessível para os brasileiros.
*Franco Lamping é cofounder & CTO da 180 Seguros
Fonte Startupi