Brasil minimiza impacto de expulsão de imigrantes em Portugal: “Número irrisório”

Compartilhar:


A Embaixada do Brasil em Portugal informou nesta terça-feira (6) que considera “irrisório” o número de brasileiros que podem ser notificados para deixar o país europeu, após o governo português anunciar a saída de 18 mil imigrantes sem autorização de residência. O anúncio ocorreu em meio à campanha eleitoral em Portugal, o que gerou críticas de organizações de apoio a migrantes.

Segundo informações da embaixada, o governo português garantiu que a medida afetará poucos brasileiros entre os 513 mil que vivem no país, maior comunidade estrangeira em território português. A embaixada brasileira mantém contato com autoridades locais e agendou uma reunião para discutir a situação dos imigrantes.

O ministro da Previdência de Portugal, António Leitão Amaro, afirmou que os imigrantes que não cumprirem a ordem de saída em até 20 dias poderão ser afastados de forma coercitiva. Ele defendeu que o governo precisa de um “regime mais rápido e eficaz” para garantir a expulsão dos imigrantes irregulares.

Críticos da medida, como a Casa do Brasil de Lisboa, que apoia imigrantes brasileiros, acusam o governo de utilizar o tema migratório como “cortina de fumaça” em meio à campanha eleitoral, cuja votação está marcada para 18 de maio.

As autoridades brasileiras prometeram continuar acompanhando a situação e fornecer apoio consular aos cidadãos que eventualmente sejam afetados.



Fonte infomoney

Artigos relacionados

Um Lugar Bem Longe Daqui é inspirado em história real? Conheça a verdade por trás do filme

ad_1] Lançado nos cinemas em 2022, Um Lugar Bem Longe Daqui voltou a despertar a atenção do público com...

Coinbase adquire Deribit por US$ 3 bilhões

A Coinbase anunciou a compra da Deribit, plataforma mundial de negociações de opções de Bitcoin e Ethereum. O...

STF: Cármen Lúcia também vota pela condenação de Zambelli no caso CNJ | Política

Com o voto da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, neste sábado (10), se...