Trump espera que Ucrânia e Rússia fechem acordo de paz nesta semana

Data:

Compartilhar:


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (20) que espera um acordo de paz entre Ucrânia e Rússia ainda nesta semana. Em publicação na plataforma Truth Social, ele afirmou que, com o fim do conflito, os dois países podem começar a fazer grandes negócios com a nação americana.

“Espero que a Rússia e a Ucrânia fechem um acordo nesta semana. Ambas então começarão a fazer grandes negócios com os Estados Unidos da América, que estão prosperando, e ganharão uma fortuna”, escreveu.

Na sexta-feira (18), o político chegou a declarar que abandonaria o papel de mediador do conflito caso não houvesse avanços nas negociações, mediadas por ele desde o início de janeiro, após assumir a presidência. Ele não especificou prazo.

“Não tenho um número específico de dias, mas queremos fazer isso rápido (fechar um acordo)”, disse Trump, em declarações na Casa Branca. “Se, por alguma razão, uma das duas partes dificultar muito, vamos simplesmente dizer: ‘Vocês são tolos. Vocês são pessoas horríveis’. E vamos seguir em frente.”

Em pouco mais de três meses de mandato e diálogos com os dois países, Trump se desentendeu tanto com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, quanto com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

No início de março, ele e Zelensky bateram boca, o que levou os EUA a suspenderem por alguns dias o envio de ajuda militar ao país – a parceria já foi retomada. Já no fim do mês passado, o mandatário americano afirmou estar “furioso” com Putin, após o russo sugerir a implantação de uma nova forma de liderança na Ucrânia.

Sem paz na Páscoa

Putin havia anunciado um cessar-fogo para este domingo de Páscoa. No entanto, a trégua não se concretizou, e os dois países se acusaram mutuamente de violar a paralisação temporária.

Zelensky alega que a Rússia apenas simulou uma intenção de paz e seguiu realizando ataques de artilharia. O Ministério da Defesa da Rússia, por outro lado, afirmou que as forças ucranianas dispararam contra posições russas 444 vezes, além de contabilizar mais de 900 ataques de drones ucranianos.

Continua depois da publicidade

O número de mortos e feridos na guerra, iniciada em fevereiro de 2022, chegou a cerca de milhão no final de 2024 – entre ucranianos e russos -, segundo dados levantados pelo The Wall Street Journal.



Fonte infomoney

Artigos relacionados

10 notícias de tecnologia para você começar o dia (24/04)

ad_1] Bom dia! Separamos as principais notícias do mundo da Ciência e Tecnologia para você saber tudo o que...

Reputação e crescimento de startups no Web Summit Rio

No próximo dia 28 de abril, irá acontecer no Web Summit Rio 2025 a masterclass Reputation-Led Growth: Monetizing...

Unilever: faturamento cai 0,9% ao ano no 1º trimestre, para 14,8 bilhões de euros | Empresas

A gigante de bens de consumo Unilever disse estar no caminho certo para atingir suas metas...