Ferramenta tem sido usada para alinhar nomes, ciclos e relações internas nas empresas
Em um cenário onde dados e intuição se tornaram aliados na tomada de decisões, cresce o número de empresários que buscam apoio em práticas menos convencionais, como a numerologia. Aplicada ao mundo corporativo, essa ferramenta se propõe a mapear ciclos favoráveis e oferecer suporte em momentos de mudança, lançamento de produtos, ajustes societários e até contratações.
De acordo com a numeróloga e mentora de pessoas e empresas, Anah Maria Liborio, “trata-se de ferramenta complementar de gestão. Não substitui a análise de mercado, mas pode ajudar o empresário a compreender melhor seus próprios movimentos, as relações com a equipe e os tempos de mudança.”
A numerologia considera que o desenvolvimento de uma empresa se dá em ciclos de 1 a 9, cada um associado a um tipo de energia ou foco estratégico. “No contexto da numerologia, o que se organiza em ciclos de 1 a 9 é, especificamente, a trajetória de uma pessoa ou de uma empresa ao longo do tempo, baseada na soma de datas importantes (como data de nascimento ou data de fundação da empresa). Esses ciclos seriam como “estações” que se repetem e indicam tendências energéticas ou comportamentais em cada período (geralmente anual)”, esclarece Anah.
Para Anah, conhecer esses ciclos pode ajudar o empreendedor a sincronizar suas ações com o que seria, segundo a numerologia, um momento propício. “O ciclo 1 marca um ponto de partida: é tempo de inovar, tirar projetos da gaveta e experimentar novos caminhos. Já o ciclo 4 exige atenção e cautela, pedindo foco em estrutura e planejamento. O ciclo 5 traz o movimento das mudanças, enquanto o 8 abre espaço para oportunidades e expansão. No ciclo 9, o ciclo se encerra — é hora de resolver pendências e deixar para trás o que já não faz sentido seguir carregando”, explica.
Na prática, a análise começa com a conversão das letras do nome da empresa ou do empreendedor em números, a partir da chamada tabela pitagórica. Cada letra corresponde a um número que carrega significados. Letras como A, J e S, associadas ao número 1, indicam liderança e iniciativa, mas também podem sugerir inflexibilidade e autoritarismo. Já letras ligadas ao número 5 — como E, N e W — falam de ousadia e versatildade, mas também de ansiedade ou impulsividade.
Segundo a numeróloga, essas interpretações são usadas para avaliar o perfil de quem lidera ou compõe uma equipe. “Em processos de contratação, por exemplo, é possível identificar se a postura de um candidato condiz com a cultura da empresa”. Ela cita um caso envolvendo a contratação de um gerente com currículo ideal, mas perfil numerológico incompatível com a dinâmica acolhedora de uma empresa familiar. O resultado foi a rescisão do contrato poucos meses depois, como previsto em sua análise.
Estratégia de longo prazo
O uso da numerologia pode ir além de momentos pontuais. Uma análise do nome da empresa pode indicar a necessidade de alteração de marca, especialmente se o nome original estiver desalinhado com o propósito do negócio. Também é possível identificar o melhor momento numerológico para uma mudança contratual ou para revisar a forma como o gestor se apresenta e assina documentos.
Conforme pontou a Anah, em mapeamento comparativo entre casais, sócios ou membros de uma mesma família, é possível identificar o grau de compatibilidade entre as pessoas e entender de que forma as diferenças podem ser equilibradas. “Em uma sociedade empresarial, por exemplo, se um dos sócios tem predominância do número 4 — mais conservador e cauteloso — e o outro apresenta o número 8, com perfil mais arrojado e voltado ao crescimento, os conflitos podem surgir com facilidade, levando a choques de visão e divergências na condução dos negócios.”
A numerologia, portanto, entra como uma ferramenta complementar de gestão. Não substitui a análise de mercado, mas pode ajudar o empresário a compreender melhor seus próprios movimentos, as relações com a equipe e os tempos de mudança.
Para quem deseja entender como esses elementos podem se aplicar ao seu contexto, Anah Maria Liborio oferece atendimentos em numerologia empresarial com foco em planejamento, alinhamento de perfis e momentos estratégicos.
Contato com a imprensa Karoline Kantovick – Assessora
(49) 99804-5824