Fazenda inclui meios de pagamento como prioridade para Brics

Data:

Compartilhar:

Embaixadora Tatiana Rosito
Embaixadora Tatiana Rosito (foto de Isabela Castilho, MF)

A presidência brasileira do Brics organizou reunião com os membros do grupo para apresentar as prioridades para a Trilha de Finanças em 2025, incluindo meios de pagamento para facilitar o comércio e o investimento. O encontro aconteceu às margens da reunião de vice-ministros de finanças do G20, na Cidade do Cabo, África do Sul.

A reunião de vice-ministros dos Brics foi copresidida pelo Ministério da Fazenda e pelo Banco Central brasileiros. O país estava representado pela embaixadora Tatiana Rosito, secretária de Assuntos Internacionais da Fazenda, e por Paulo Picchetti, diretor do BC.

“Na Trilha de Finanças do Brics, demos desdobramento às prioridades gerais estabelecidas pela presidência brasileira do grupo. Alguns dos temas, inclusive, eleitos como prioritários pelo Brasil, são diretamente parte das discussões em nossa Trilha. Entendemos que a agenda proposta aos outros países manifesta a relevância que damos ao grupo, cuja importância para o multilateralismo deve ser ressaltada”, explicou Rosito.

Foram seis os temas prioritários apresentados: facilitação do comércio e investimentos entre países dos Brics, incluindo meios de pagamento; coordenação da atuação em organismos financeiros internacionais; promoção do financiamento e de novos instrumentos para o enfrentamento da mudança do clima e diálogo sobre a COP 30; avanços no diálogo e cooperação em PPPs, tributação e questões alfandegárias; promoção de melhorias na regulação e supervisão da IA; e promoção do debate com think tanks e a sociedade civil, incluindo o Brics Think Tank Finance Network.

Espaço Publicitáriocnsegcnseg

“Fomos bem-sucedidos na escolha, que reflete o direcionamento brasileiro a partir das discussões já ocorridas no interior do grupo. Houve boa aceitação das delegações, e o Brasil valoriza as contribuições dos membros. Além disso, enquanto coordenação brasileira, apresentaremos estes temas à sociedade civil em encontros que serão realizados em março”, acrescentou a embaixadora Tatiana Rosito.

LEIA TAMBÉM:

No último dia 24, o Rio de Janeiro foi confirmado como sede do Encontro de Ministros de Finanças e Presidentes de Bancos Centrais do Brics, que ocorrerá em 5 de julho. A reunião deverá ser precedida pela reunião do Conselho de Governadores do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, sigla em inglês).

A Cúpula do Brics está programada para 6 e 7 de julho, também no Rio de Janeiro. Com a expansão no ano passado, o Brics agora tem 11 membros: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Irã e Indonésia. A entrada oficial da Indonésia como membro pleno do Brics foi anunciada pelo Brasil em 6 de janeiro, marcando a primeira expansão do grupo sob a presidência brasileira, iniciada em 1º de janeiro.

A adesão da Indonésia foi aprovada na Cúpula de Joanesburgo, em agosto de 2023, e formalizada após a formação do novo governo do país, que aguardou a conclusão das eleições presidenciais em 2024 para confirmar o interesse.

Com informações da presidência brasileira no Brics e da Agência Xinhua



Fonte Monitor Mercantil

Artigos relacionados

10 notícias de tecnologia para você começar o dia (24/04)

ad_1] Bom dia! Separamos as principais notícias do mundo da Ciência e Tecnologia para você saber tudo o que...

Reputação e crescimento de startups no Web Summit Rio

No próximo dia 28 de abril, irá acontecer no Web Summit Rio 2025 a masterclass Reputation-Led Growth: Monetizing...

Unilever: faturamento cai 0,9% ao ano no 1º trimestre, para 14,8 bilhões de euros | Empresas

A gigante de bens de consumo Unilever disse estar no caminho certo para atingir suas metas...