
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta quarta-feira que ele e o presidente russo, Vladimir Putin, concordaram durante conversa telefônica no início do dia que Washington e Moscou se envolverão imediatamente em negociações diretas visando acabar com o conflito Ucrânia-Rússia.
“Acabei de ter uma longa e altamente produtiva ligação telefônica com o presidente Vladimir Putin da Rússia”, disse Trump, oferecendo sua versão do conteúdo da ligação em uma publicação no Truth Social.
Trump disse que ele e Putin concordaram que “queremos impedir as milhões de mortes que ocorrem na Guerra com a Rússia/Ucrânia. Concordamos em trabalhar juntos, muito próximos, incluindo visitar as nações um do outro. Também concordamos em fazer com que nossas respectivas equipes iniciem as negociações imediatamente, e começaremos ligando para o presidente Zelensky, da Ucrânia, para informá-lo da conversa, algo que farei agora”, disse.
Apesar da fala de Trump, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou também nesta quarta-feira, que Moscou nunca discutirá propostas de uma potencial troca de território entre a Rússia e a Ucrânia. “As tropas ucranianas serão expulsas do território da Rússia. Aqueles que não forem destruídos serão expulsos”, disse Peskov, referindo-se à região de Kursk, na Rússia, parcialmente ocupada pelo exército ucraniano. Ele disse que Moscou nunca discutiu e nunca discutirá tal acordo, chamando-o de “simplesmente impossível”.

O Secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, entregou na quarta-feira ao Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky um rascunho do acordo de parceria entre os dois países, informou a agência de notícias Ukrinform, administrada pelo governo ucraniano.
“Eu realmente quero que nossa equipe estude este documento, e faremos de tudo para revisar e assinar este documento o mais rápido possível”, disse Zelensky aos repórteres após sua reunião com Bessent em Kiev.
Descrevendo a conversa com Bessent como “construtiva”, Zelensky disse que suas discussões cobriram vários tópicos, incluindo garantias de segurança e recursos minerais.
Enquanto isso, a emissora pública ucraniana Suspilne informou que o rascunho do acordo de parceria prevê o acesso dos EUA aos materiais de terras raras da Ucrânia no valor de cerca de US$ 500 bilhões em troca da ajuda de Washington.
Com Agência Xinhua
Fonte Monitor Mercantil