O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, e o Federal Reserve, o banco central dos EUA, afirmando que eles “falharam em resolver o problema que criaram com a inflação” e fizeram um “trabalho terrível na regulação bancária”.
Trump fez a crítica no Truth Social, minutos depois de afirmar que não era “apropriado falar sobre a decisão do Fed agora, nesta ocasião”.
O Federal Reserve manteve os juros na faixa atual de 4,25% a 4,50% ao fim de sua reunião de política monetária da última quarta-feira (29), conforme esperado pelo mercado. A votação a favor da manutenção foi unânime entre os integrantes do comitê de política monetária do banco, o Fomc.

Na semana passada, o presdiente dos EUA disse que “exigiria que as taxas de juros caíssem imediatamente.”
Powell enfatizou a importância da independência do banco central em relação a influências externas, e o recém-confirmado Secretário do Tesouro, Scott Bessent, corroborou essa visão.
No entanto, Trump, um crítico de Powell, questionou a tradição de longa data da independência do Fed, dizendo acreditar que o presidente deveria ter voz nas decisões sobre as taxas de juros.
Continua depois da publicidade
Durante a campanha à Casa Branca, Trump disse que não voltaria a nomear Powell quando seu mandato atual como presidente do Fed terminar em 2026, embora também tenha afirmado que não tentaria encerrar o mandato de Powell antecipadamente.
Fonte infomoney